Revista de imprensa internacional

  • Juliana Nogueira Santos
  • 7 Julho 2017

Três empresas bascas estão à beira do fim e algumas centrais nucleares são agora o alvo dos hackers. Estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

A volta à imprensa internacional deste último dia da semana começa em Espanha, onde três empresas bascas estarão prestes a desaparecer, passa pelos Estados Unidos, onde os hackers apontam como próximo alvo algumas centrais nucleares e termina com as boas notícias para a Samsung, que está a um trimestre de ultrapassar a Apple como empresa de dispositivos móveis mais lucrativas. Estas e outras notícias na revista de imprensa desta sexta-feira.

El País

Três grandes empresas bascas estarão prestes a desaparecer

A General Electric, a Muebles Xey e a Fagor, três empresas originárias do País Basco, terão tomado, em menos de uma semana, decisões tão drásticas que põem em causa não só a sobrevivência das mesmas, como cortam as perspetivas favoráveis de evolução da economia basca. A Fagor anunciou um plano de reestruturação que inclui o despedimento de trabalhadores, a General Electric irá fechar uma das suas filiais e a Muebles Xey anunciou a liquidação da Zumaia, uma das suas subsidiárias.

(Conteúdo em espanhol / Acesso livre)

The New York Times

Hackers atacam instalações nucleares norte-americanas

Segundo investigações do FBI e do Departamento de Segurança Nacional, hackers estarão a atacar as redes informáticas de empresas que gerem estações nucleares e outras infraestruturas de produção de energia nos Estados Unidos da América. As conclusões do relatório, obtidas pelo NYT em exclusivo, não indicam se estes ataques terão como objetivo principal espiar as empresas ou causar danos.

(Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)

Bloomberg

Próximo ataque do WannaCry poderá custar 2,5 mil milhões às seguradoras

Graeme Newman, CIO da CFC Underwriting, afirmou em entrevista que, se uma combinação do WannaCry e do Petya atacar a rede, poderá trazer despesas às seguradoras de cerca de 2,5 mil milhões de dólares. Juntando o alcance do vírus que infetou mais de 200.000 computadores e 10.000 empresas em 150 países e a força destrutiva do vírus que atacou quase um mês depois, pode criar-se uma ameaça altamente dispendiosa.

(Conteúdo em inglês / Acesso livre)

Agence France Press

Dieselgate: Ex-gestor da Audi indiciado pela justiça norte-americana

Um antigo gestor da fabricante de automóveis Audi foi acusado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América de ter dado ordens à sua equipa para que esta mascarasse os valores das emissões. Giovanni Pamio, que esteve à frente da equipa de engenheiros que desenhava os sistemas de controlo de emissões entre 2006 e 2015, terá sido indiciado por conspiração para defraudar os Estados Unidos, fraude eletrónica e violação do Clear Air Act.

(Conteúdo em inglês / Acesso livre)

MarketWatch

Samsung vai ultrapassar a Apple como empresa mais lucrativa

Após a apresentação dos resultados do último trimestre, a Samsung ficou um pouco atrás da Apple no que toca aos lucros. Ainda assim, isto pode mudar. A tecnológica coreana estabeleceu como previsão dos lucros para o próximo trimestre os 12,1 mil milhões de dólares, enquanto a previsão da tecnológica norte-americana ficou-se pelos 10,6 mil milhões de dólares.

(Conteúdo em inglês / Acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião