Livro Bege: Economia cresce num ritmo “fraco a moderado”

  • Juliana Nogueira Santos
  • 12 Julho 2017

O relatório da Reserva Federal dá conta de um crescimento "fraco a moderado", impulsionado pelo aumento do consumo e dos salários.

“A economia expandiu-se num ritmo fraco a moderado”. É assim que Reserva Federal define o estado da economia dos Estados Unidos no seu Livro Bege. Este relatório, disponibilizado oito vezes por ano, agrega os dados das 12 delegações da Reserva Federal dos Estados Unidos e mostra uma ligeira melhoria nos indicadores económicos.

Preços subiram, menos na gasolina

A Reserva Federal observou um aumento “modesto” dos preços em quase todos os distritos, tanto nos produtos a retalho como nos materiais de construção e nas matérias-primas. O mesmo não aconteceu com os preços da gasolina que, acompanhando o trajeto das cotações do petróleo, caíram. Em queda estiveram também para os preços agrícolas que deixaram os produtores mais pressionados, ainda que os retalhistas tenham aumentado as margens.

Mais emprego e salários mais altos

“Modesto a moderado” foi o crescimento do emprego, com destaque negativo para dois distritos — Atlanta e St. Louis — onde a taxa de desemprego aumento. A nível nacional, a taxa de desemprego estabeleceu-se nos 4,4% em junho, depois de ter atingido mínimos de 16 anos em maio, com 4,3%.

No que diz respeito aos salários, estes continuaram a crescer a um nível “modesto a moderado”, com muitas empresas a conectarem este fenómeno com condições de trabalho “mais rígidas”, com a pressão para subir os salários a ser forte tanto em posição mais qualificadas, como em menos.

Venda de casas e carros derrapou

A quebrar o ciclo de crescimento estão os setores do imobiliário e dos automóveis que têm registado uma queda nas vendas. O consumo geral “parece estar a aumentar” na maioria dos distritos, com os créditos ao consumo a registarem um crescimento “estável”.

A Reserva Federal sublinha também o bom desempenho do setor energético, sendo que a atividade “melhorou em geral”, com destaque para o petróleo e o gás natural. Estagnada está a produção de carvão, setor que Trump quer trazer de volta à vida, com a Fed a caracterizar o seu desempenho como “fraco”.

Na tarde desta quarta-feira, Janet Yellen, presidente da Reserva Federal, falou no Congresso, tendo afirmado que “continua a esperar que a evolução da economia permitirá um aumento gradual da taxa federal ao longo do tempo”. Estará prevista mais uma subida da taxa diretora este ano e um alívio do balanço do banco central, através da venda de títulos de dívida. Yellen falará esta quinta-feira diante do Senado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Livro Bege: Economia cresce num ritmo “fraco a moderado”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião