5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 19 Julho 2017

Do regresso ao mercado de dívida ao clima económico, passando pelo preço das casas e pela reunião entre responsáveis de topo da China e dos Estados Unidos. Saiba o que marca o dia nos mercados.

Portugal volta a testar o mercado, procurando financiar-se entre 1.500 e 1.750 milhões de euros em bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses. O dia também será marcado por novos dados referentes ao clima económico e ao preço das casas. Lá fora, o destaque é para o encontro entre responsáveis chineses e norte-americanos, para discutir questões económicas e comerciais.

Portugal leiloa 1.750 milhões a curto prazo

Portugal volta ao mercado de dívida esta manhã, com o objetivo de conseguir financiar-se entre 1.500 e 1.750 milhões de euros em bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses. Os dois leilões de dívida de curto prazo surgem depois da estreia no mercado de muito longo prazo esta semana, com um levantamento de 315 milhões de euros em obrigações a 28 anos, a uma taxa de juro abaixo de 4%.

Como evolui o clima económico?

O indicador de clima económico em Portugal prolongou, em maio, a subida registada desde o início do ano. E agora? Como evolui o indicador? A resposta será dada pelo Instituto Nacional de Estatística na Síntese Económica de Conjuntura que será publicada esta manhã. O destaque também abrange o indicador de atividade económica, que estabilizou em abril.

Preço das casas no arranque do ano

O Eurostat divulga o índice de preço da habitação relativo ao primeiro trimestre do ano. Nos últimos três meses de 2016, o preço das casas aumentou 4,1% na Zona Euro e 4,7% na União Europeia, comparando com o mesmo período do ano anterior. Também hoje, o gabinete europeu de estatísticas avança novos dados para a produção no setor da construção.

Reunião entre China e EUA

Para hoje está marcada uma reunião entre responsáveis de topo da China e dos Estados Unidos, para discutir questões económicas e comerciais. Conta com o vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado chinês, Wang Yang, e os secretários do Tesouro e do Comércio dos EUA, Steve Mnuchin e Wilbur Ross.

Novos dados nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, são vários os indicadores a que os investidores estarão atentos. É o caso dos novos dados relativos a pedidos de hipotecas (pela Mortgage Bankers Association) ou ao início de construção de casas. Neste último caso, é de esperar que os dados do Departamento do Comércio apontem para uma subida em junho pela primeira vez em quatro meses, avança a Bloomberg. Serão ainda atualizados os dados semanais relativos ao inventário de petróleo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião