Portugal e França vão “trabalhar em conjunto” para união monetária

Emmanuel Macron e António Costa almoçaram juntos para debater a união económica e monetária da Europa. Querem apresentar propostas concretas nos próximos meses.

Portugal e França têm “uma vontade conjunta de avançar na união económica e monetária” da Europa e, nos próximos meses, vão apresentar propostas para esta matéria. As palavras são de Emmanuel Macron e António Costa, que estiveram reunidos pela primeira vez, esta sexta-feira, em Paris.

"Temos uma vontade comum de alcançar uma maior integração na Zona Euro, relançar o investimento e acompanhar as reformas que todos os países deverão implementar.”

Emmanuel Macron

Presidente de França

Temos uma vontade conjunta de avançar na união económica e monetária. E temos uma vontade comum de alcançar uma maior integração na Zona Euro, relançar o investimento e acompanhar as reformas que todos os países deverão implementar”, começou por dizer o presidente de França, em declarações transmitidas pela RTP 3, após o almoço com o primeiro-ministro português.

Este “reforço da Zona Euro” será, assim, “uma prioridade” que será trabalhada pelos dois países nos próximos meses, adiantou Macron.

Entre os temas a serem trabalhados em conjunto, para além da união monetária e económica, estarão também a segurança, a globalização económica e as alterações climáticas. “Podemos projetar novos avanços, nomeadamente no domínio da segurança e da Defesa. Por outro lado, queremos avançar em conjunto com a concretização dos objetivos ambiciosos do Acordo de Paris. É fundamental termos um melhor mix energético e reforçar as conexões entre a Península Ibérica, França e resto da Europa. Isto ajudará a ter energia mais limpa, mais segura e a contribuir para objetivo de França de reduzir em 50% a utilização da energia nuclear”, disse António Costa.

Neste âmbito, o presidente francês vai deslocar-se a Portugal, no início de 2018, para uma participar numa cimeira sobre interligações energéticas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal e França vão “trabalhar em conjunto” para união monetária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião