Europa treme com “fúria e fogo”. Investidores fogem do risco

  • Juliana Nogueira Santos
  • 9 Agosto 2017

A tensão entre EUA e Coreia do Norte fez tremer as bolsas europeias e Lisboa não foi excepção. Para fugir do risco, investidores refugiam-se no ouro, no iene e no franco suíço.

A troca de palavras entre os EUA e a Coreia do Norte está a cruzar oceanos, e a tensão entre os dois países está a estender-se aos mercados internacionais. As praças europeias não foram exceção, tendo terminado a sessão desta quarta-feira a registar desempenhos negativos, penalizados pela ameaça nuclear. Lisboa seguiu a tendência.

Trump avisou Pyongyang que tem de refrear as ameaças nucleares ou “elas terão como resposta fogo e fúria como o mundo nunca viu” e recebeu como resposta o aviso de que os norte-coreanos estarão a estudar “cuidadosamente” a possibilidade atacar com mísseis o território norte-americano de Guam, no Oceano Pacífico. Com o risco a subir, os investidores estão a refugiar-se no ouro, no iene e franco suíço.

O ouro segue a valorizar mais de 1% para 1.274,2 euros. No mercado cambial, o iene japonês sobe 0,41% para máximos de dois meses, enquanto o franco suíço acelera quase 1% para 1,036 dólares.

Assim, o Stoxx 600 caiu 0,73% para 379,85 pontos. A registar perdas ainda mais elevadas estiveram as bolsas de Madrid, Frankfurt e Paris, que derraparam mais de 1%.

Por cá, Lisboa terminou a sessão como iniciou, desvalorizando 0,47% para 5.252,32 pontos. Com apenas cinco títulos a sobreviverem à tendência negativa, as quedas mais substanciais foram as registadas pelo BCP e pela Sonae, com o banco liderado por Nuno Amado a perder 1,68% para 23 cêntimos e a retalhista a cair 2,33% para 96 cêntimos.

PSI-20 acusa pressão geopolítica

A travar perdas maiores esteve a EDP que depois de ter visto o seu rating ser aumentado um nível pela agência S&P avançou 0,32% para 3,17 euros. A dívida da energética liderada por António Mexia deixou de ser considerada “lixo”, algo que não acontecia desde 2011. A EDP Renováveis também subiu, ganhando 0,35% para 6,81 euros.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa treme com “fúria e fogo”. Investidores fogem do risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião