Como a hiperinflação na Venezuela está a ajudar a Bitcoin

  • Marta Santos Silva
  • 10 Agosto 2017

Os venezuelanos estão a ser empurrados para o uso das criptomoedas locais para tentar proteger o seu dinheiro da desvalorização e das restrições de Maduro. A Bitcoin atinge recordes.

Entre as restrições de Nicolás Maduro para a compra de divisas e a hiperinflação que já ultrapassou os 100% este ano, os venezuelanos estão à procura de maneiras de salvaguardar as suas poupanças. Uma solução tem sido, claramente, as criptomoedas. O jornal espanhol Cinco Días destaca que, há um ano, o valor de transações semanais com Bitcoin na Venezuela era de 11.674 euros, enquanto agora roça o milhão e meio — é um crescimento de mais de 12.000%.

A Bitcoin acaba por ser um ativo mais seguro para os venezuelanos do que a moeda nacional, numa altura em que Maduro limita a compra de dólares ou euros, e mesmo de bens como o ouro, e em que alguns bens alimentares básicos já custam mais do que um salário mínimo venezuelano. A hiperinflação no país sul-americano tem dado uma ajuda à criptomoeda Bitcoin, que “parece ser a única opção disponível para as pessoas no país”, segundo o jornalista Gustavo López, do site especializado Diario Bitcoin.

Na semana passada, destaca Gustavo López, registou-se um novo recorde semanal nas transações da startup LocalBitcoins no país. “Quase 11 milhões de bolívares foram trocados na plataforma, quando o volume da semana anterior era de cerca de 8,8 milhões de bolívares”, continua o jornalista. “É um crescimento notável”.

A startup finlandesa LocalBitcoins surgiu em 2014 para facilitar a troca de bitcoins por moedas locais. Os utilizadores podem colocar anúncios no site da startup para comprar e vender bitcoins em várias moedas, e podem mesmo encontrar-se em pessoa para realizar a troca caso seja necessário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como a hiperinflação na Venezuela está a ajudar a Bitcoin

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião