Lisboa reforça segurança após ataque em Barcelona

A autarquia está a proceder ao reforço da instalação de medidas passivas de segurança na via pública.

Após o ataque terrorista em Barcelona, Lisboa está a reforçar as medidas de segurança. Estão a ser reforçadas medidas passivas de segurança na via pública, nas zonas do Chiado, Rua Augusta e Mosteiro dos Jerónimos.

“A Câmara Municipal de Lisboa está a proceder ao reforço da instalação de medidas passivas de segurança na via pública”, refere em comunicado. “Trata-se de soluções compatíveis com o acesso rápido para eventuais operações de socorro, em particular por parte de bombeiros e ambulâncias”, explica.​

Esta intervenção, com vista a melhorar a proteção das pessoas, está a ser feita em coordenação com a PSP, na zona do Chiado, Rua Augusta e Mosteiro dos Jerónimos”, zonas com elevada afluência de pessoas, nomeadamente turistas.

O anúncio do reforço das medidas de segurança surge no seguimento dos atentados em Barcelona. Uma carrinha branca avançou sobre a multidão fazendo 14 mortos e mais de uma centena de feridos. No ataque, reivindicado pelo Daesh, faleceram duas cidadãs portuguesas.

António Costa, que esteve em Barcelona na cerimónia de homenagem às vítimas, já tinha afirmado que tinha conhecimento de que estavam a ser tomadas medidas a nível autárquico. “Sei que várias autarquias estão a tomar medidas de reforço de barreira de segurança, mas é preciso que essas barreiras sejam amovíveis”, declarou.

“Mas não nos podemos cercar de muralhas. E o terrorismo hoje é feito desde com uma faca de cozinha e um qualquer automóvel. Há uma banalização das formas como se faz terrorismo”, salientou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa reforça segurança após ataque em Barcelona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião