PSI-20 cai pela terceira sessão consecutiva. BCP também

O míssil da Coreia do Norte assustou os mercados. A Europa contagiou Lisboa: o PSI-20 desvalorizou pela terceira sessão consecutiva, assim como o BCP, que já perdeu 500 milhões desde máximos do ano.

A desvalorização das ações do BCP tem levado o PSI-20 a registar três sucessivas quedas. Nem as valorizações da Jerónimo Martins e da Galp Energia foram capazes de aguentar o contágio das pares europeias. O míssil da Coreia do Norte assustou os investidores em todo o mundo, levando-os para ativos mais seguros como o ouro. Esta terça-feira as bolsas europeias pintaram-se de vermelho.

O susto aconteceu esta segunda-feira à noite quando foi dada a notícia de que a Coreia do Norte tinha disparado um míssil em direção ao mar do Japão. As sirenes de alarme tocaram e, ao início desta terça-feira, nos EUA, Donald Trump deixou um aviso: “Todas as opções estão em cima da mesa“. Os investidores não reagiram bem, afastando-se dos ativos com maior risco, como são as ações. Na Europa, o principal índice, o Stoxx 600, caiu 1,02%. O PSI-20 acompanhou a tendência com uma queda de 0,35% para os 5.111,37 pontos.

Em Lisboa, o BCP acumulou mais um dia de perdas ao cair 0,9% para os 22 cêntimos. Chegou a perder 5% esta manhã, mas a pressão sobre os títulos acabou por se dissipar ao início da tarde. A cotada tinha desvalorizado sete sessões, depois recuperou e voltou agora a cair. Ao todo, o banco já perdeu 580 milhões de euros em valorização bolsista desde que tocou máximos do ano no mês passado. Esta desvalorização é vista como um movimento de correção, mas também reflete o receio do mercado quanto ao impacto financeiro que a eventual compra da unidade polaca do Deutsche Bank possa ter nas contas, dizem os analistas.

Além do BCP, também a Navigator, a Sonae e a EDP registaram perdas nesta sessão. As ações da Nos desvalorizaram 0,21% para os 5,31 euros, um dia depois de o ECO revelar que a empresa de telecomunicações, parceira da Huawei, convidou e pagou as viagens a altos cargos do Estado à China. A contrariar a tendência estiveram as cotadas Jerónimo Martins e Galp Energia com subidas entre 0,6% e 0,8%.

A aversão ao risco levou os investidores a refugiarem-se no ouro. O metal precioso está a subir mais de 0,5%, tendo já atingido o valor mais alto deste ano. Além disso, o euro também valorizou mais de 0,4%, superando a fasquia dos 1,20 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 cai pela terceira sessão consecutiva. BCP também

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião