Costa: Universidade de Verão do PSD “parecia escola de maledicência”

António Costa criticou o discurso deste domingo de Passos Coelho. "O PSD nada aprendeu e só quer repetir aquilo em que já falhou", disse o primeiro-ministro em Coimbra.

António Costa atacou este domingo o PSD por continuar a insistir numa fórmula que, segundo o primeiro-ministro, “já falhou”. Num discurso em Coimbra, em declarações transmitidas pela SIC Notícias, Costa criticou ainda a Universidade de Verão do PSD comparando-a a uma “escola de maledicência”.

O PSD nada aprendeu e só quer repetir aquilo em que já falhou. Não podemos repetir aquilo que já falhou. Ainda hoje a ouvir o líder da oposição a falar no encerramento daquela Universidade de Verão que mais parecia uma escola de maledicência que ocupou a semana, a verdade é que nos verificámos que a receita é sempre a mesma”, afirmou o primeiro-ministro.

Para António Costa, o objetivo dos social-democratas é “evitar os aumentos salariais e diabolizá-los como se fosse um Estado salarial”. O líder do Governo argumenta que o PSD não percebeu que “foi graças” à reposição dos salários, as pensões e as prestações sociais que se devolveu “confiança à sociedade portuguesa e que é com base nessa confiança que os investidores estão hoje a investir”. Costa vai mais longe: “Tivemos o maior investimento privado dos últimos 18 anos em Portugal”.

O primeiro-ministro respondeu também às críticas feitas à política fiscal deste Governo. “O que verdadeiramente o [Passos Coelho] preocupa é o 1% que tem os rendimentos mais elevados. Ainda bem que estamos cá nós com os 99% que não têm os rendimentos mais elevados”, ripostou. Costa afirmou que o PSD queria “aumentar os impostos sobre o trabalho”.

“Há sobretudo algo que temos de garantir: que não voltamos para trás e que conseguimos consolidar e dar força a esta mudança”, afirmou António Costa, assinalando que é preciso apostar no Orçamento do Estado para 2018 e no Portugal 2020. O Executivo quer “valorizar os recursos do país com base no conhecimento e com base na inovação”.

“Temos hoje melhor consolidação orçamental e mais crescimento tendo feito a inversão das políticas da direita e virando a página da austeridade”, argumentou. Para o líder do PS “o que os números mostram é que a realidade desmente os preconceitos ideológicos de quem olhou com desconfiança para esta solução política”.

(Atualizado às 18h19)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa: Universidade de Verão do PSD “parecia escola de maledicência”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião