5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Do regresso de Portugal aos mercados ao discurso sobre o estado da união de Juncker, passando por dados económicos na Europa e sobre o petróleo, há muito a que os investidores devem estar atentos.

O regresso de Portugal aos mercados para colocar dívida promete chamar a atenção dos investidores a nível nacional. Mas maior interesse ainda promete ter o discurso de Jean-Claude Juncker que abre, esta quarta-feira, a rentrée do Parlamento Europeu, com o discurso anual sobre o estado da União. Na Europa também será conhecida a produção industrial na Zona Euro, bem como a inflação na Alemanha e Espanha. Nota ainda para o Relatório do Mercado de petróleo que a Agência Internacional de Energia divulga.

Portugal volta aos mercados

Portugal regressa aos mercados nesta quarta-feira. O Tesouro português pretende colocar até mil milhões de euros em obrigações do Tesouro (OT) a dez anos. A última vez que Portugal foi ao mercado buscar financiamento nesta maturidade foi há cerca de dois meses, a 12 de julho. Esta colocação surge num contexto mais vantajoso, marcado pelo alívio das yields portuguesas no mercado secundário. No final da semana passada, a taxa a dez anos chegou a recuar abaixo do 2,75%.

Como vai a economia europeia?

Esta quarta-feira serão conhecidos alguns indicadores que poderão dar mais pistas sobre o rumo das economias europeias. Para além da inflação na Alemanha e, em Espanha, em agosto, será ainda divulgada a produção industrial na Zona Euro, em julho, bem como a taxa de desemprego no Reino Unido relativa ao mesmo mês. No que respeita à produção industrial, as estimativas apontam para que esta tenha crescido 0,2%, em junho, o que compara com um decréscimo de 0,6% no mês anterior.

Cimpor apresenta contas

Depois de os acionistas da cimenteira nacional terem decidido retirar as suas unidades de participação da bolsa portuguesa, a Cimpor vai apresentar os resultados relativos ao primeiro semestre deste ano. No primeiro trimestre, a cimenteira revelou um resultado negativo de mais de 34 milhões de euros. Apesar de ainda estar no vermelho, conseguiu diminuir as perdas em mais de seis milhões em comparação com o mesmo período do ano passado. Um abrandamento no Brasil, Egito e Moçambique foi compensado pela recuperação na Argentina e em Portugal.

Comissão Europeia volta ao trabalho com o estado da União

O regresso aos trabalhos da Comissão Europeia dá-se esta quarta-feira, com o presidente, Jean-Claude Juncker a proferir o discurso anual sobre o estado da União. O tema deste ano será “Construir uma Europa das pessoas” com destaque para a evolução do panorama político e económico e a ação da União Europeia em torno de um futuro seguro, próspero e inclusivo. Para além de Juncker, irão discursar também Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu, Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, Federica Mogherini, Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança, e Tibor Navracsics e Věra Jourova, comissários europeus.

AIE dá novas pistas sobre o petróleo

Depois de a OPEP ter confirmado que, em agosto, reduziu a produção de petróleo pela primeira vez desde março, chega a vez de a Agência Internacional de Energia (AIE) divulgar nesta quarta-feira o seu Relatório do Mercado do Petróleo. Este relatório será conhecido depois de nesta terça-feira, Fatih Birol, diretor executivo da AIE ter afirmado que o mercado petrolífero irá encontrar o seu equilíbrio “em breve” devido à “ainda forte” procura. As palavras de Birol e os dados do relatório que será hoje divulgado deverão influenciar as cotações do petróleo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião