Discovery deslumbra na estrada, arrasa fora dela

Depois do Discovery Sport, a Land Rover lança o verdadeiro Discovery. Um "monstro" capaz de deslumbrar na estrada, mas que mostra as qualidades que fazem deste um modelo mítico no fora de estrada.

Não há como não o ver. É, no mínimo, um gigante comparado com a maioria dos automóveis que circulam nas estradas portuguesas. Comprido, tanto que nem sempre é fácil estacionar, mas essencialmente alto. Tão alto que quase é preciso um guindaste para entrar a bordo — especialmente para quem tem estatura baixa. E potente. Não fossem os mais de 250 cv do TDV6, a versão de topo deste jipe capaz de mostrar toda a elegância na estrada e de arrasar fora dela.

Entrar no Discovery não é tarefa muito fácil — a menos que se escolha o modo de carga que baixa um pouco a suspensão –, mas uma vez ao comando, reina a elegância. Bancos confortáveis — com aquecimento e refrigeração, que tanto ajuda a manter os passageiros satisfeitos em dias de maior calor –, um apoio de braço generoso que tem até um frigorífico por baixo, um sistema de infoentretenimento com tudo o que se possa imaginar e, claro, um volante com boa pega, mas também com dimensões que não nos permitem esquecer que tipo de automóvel temos em mão. É grande.

Um toque no Start e acordamos os 258 CV do TDV6, o motor de três litros que equipa o tipo de gama da família Land Rover. É um diesel, mas não é um qualquer. O ronco está lá. Seletor no Drive, um ligeiro toque no acelerador e é ver o imenso capô levantar ligeiramente, aumentando ainda mais a já elevada linha do horizonte de quem vai a bordo — ficamos muitas vezes com o capô ao nível do tejadilho daqueles com quem nos cruzamos na estrada.

Suave quanto baste, o TDV6 está sempre pronto para responder a qualquer investida no pedal direito. Em estrada, é vê-lo devorar asfalto. E é impressionante perceber uma tão grande massa ganhar terreno, visível quando se olha para os manómetros. Facilmente se chega a velocidades proibitivas. É preciso algum tento no pé.

 

Já fora de estrada, acontece o mesmo. Nos estradões de terra batida, com o modo específico selecionado e a altura aumentada (sim, dá para ficar ainda mais elevado), os buracos tradicionais deste piso parecem desaparecer. E só se percebe a velocidade pelo rasto de pó que fica para trás.

Dança de bancos

Nem condutor, nem passageiros se queixam nunca da falta de conforto. É impossível. A suspensão é extremamente eficaz. Os bancos são muito confortáveis, tanto os da dianteira como os outros cinco que estão lá para trás. Todos em pele. E se entrar para a frente requer alguma ginástica, para a fila do meio a tarefa é um pouco mais fácil, o que se explica não só pelos bancos mais baixos, mas também pelas portas de grandes dimensões. Práticas para entrar, não tão simpáticas quando se estaciona nos esguios lugares de um qualquer centro comercial.

Mais cuidado é preciso ainda com a bagageira. Basta um toque na chave para abrir o portão traseiro — que esteticamente fica estranho com a matricula descentrada… Não se percebe bem porquê –, mas convém, ver se há altura suficiente para evitar surpresas desagradáveis. Uma vez aberta, o espaço de carga varia entre reduzido com os sete bancos a postos, grande, com os cinco, ou gigante, com todos rebatidos. E a escolha é facilitada pelos comandos à esquerda. Simples toques para deitar ou levantar bancos e eles lá vão, suavemente, como se de uma dança se tratasse.

Fatura de seis dígitos

O nível de equipamento é de luxo, não fosse a versão ensaiada pelo ECO a de topo: a HSE. Faz pandant com o motor que ronrona debaixo do capô, mas exige algum esforço financeiro. O Discovery pode ter preços que começam nos 90 mil euros, mas para ter esta combinação de luxo e potência, é preciso abrir os cordões à bolsa. A fatura tem seis dígitos. Custa 100.600 euros, sendo que depois é preciso alimentar os cavalos. Os consumos até nem impressionam para o que este modelo é capaz. Dez litros aos 100 km acabam por se revelar bastante comedidos (ainda que acima dos 8,2 litros anunciados pela marca).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Discovery deslumbra na estrada, arrasa fora dela

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião