PSI-20 regressa às perdas. BCP cai mais de 1%

  • Rita Atalaia
  • 15 Setembro 2017

Depois de cinco sessões no verde, o PSI-20 voltou a provar as perdas. A bolsa nacional está a acompanhar o pessimismo no resto da Europa, depois de a Coreia do Norte ter lançado outro míssil.

A praça portuguesa subiu cinco sessões consecutivas. Mas este otimismo foi interrompido, depois de a Coreia do Norte ter lançado outro míssil sobre o Japão pela segunda vez no mês. Esta provocação de Pyongyang deixou os investidores cautelosos, com as bolsas a começarem o dia no vermelho. O PSI-20 não é exceção, com a bolsa nacional a ser pressionada pelas quedas do BCP, mas também do setor energético.

O índice de referência nacional abriu a sessão a cair 0,45% para 5.176,75 pontos, num dia dominado por receios no mercado. A Coreia do Norte lançou esta sexta-feira um míssil que sobrevoou o Japão e caiu no Oceano Pacífico. O lançamento aconteceu horas depois de o regime de Kim Jong Un ter ameaçado “afundar” o Japão. Ameaças que vão manter os investidores à margem, preferindo não fazer grandes apostas. “A tensão que marca a conjuntura internacional deverá refletir‐se no mercado nacional”, afirmam os analistas do BPI, no Diário de Bolsa.

PSI-20 no vermelho após cinco sessões em alta

Entre as principais cotadas do PSI-20, destaque para o BCP. O banco liderado por Nuno Amado está a recuar 1,16% para 21,32 cêntimos, pressionando a bolsa nacional. Mas a queda da praça portuguesa reflete igualmente o mau desempenho no setor energético. A EDP cede 0,15% para 3,33 euros e a EDP Renováveis cai 0,69% para 7,01 euros. Já a Galp Energia cede 0,14% para 14,36 euros.

Ainda no vermelho, destaque para a Corticeira Amorim (-1,01%), Jerónimo Martins (-0,18%) e Mota-Engil (0,77%). Apenas a Ibersol e a Novabase escapam a esta tendência negativa.

O dia é também marcado pela decisão da agência de notação S&P sobre o rating da dívida portuguesa. A questão que se impõe é se irá melhorar a sua perspetiva para a dívida nacional. Se a agência acompanhar as pares, tudo indica que o passo a tomar será esse. “A maioria dos investidores acredita que esta agência siga os passos de outras agências. Há duas semanas, a Moody’s melhorou a perspetiva para o rating de Portugal de ‘estável’ para ‘positivo’ (com uma notação de Ba1), bem como a agência Fitch que fez o upgrade do outlook nacional em junho (com uma notação de BB+)”, referem os analistas do BPI.

(Notícia atualizada às 08h20 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 regressa às perdas. BCP cai mais de 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião