Aumenta o número de catalães a abrir contas fora da região

  • Lusa
  • 7 Outubro 2017

Alguns bancos estão a propor que os clientes abram uma conta noutra comunidade autónoma espanhola, para assegurar que os depósitos permanecem em território espanhol.

Os pedidos de abertura de contas bancárias fora da Catalunha aumentaram nos últimos dias nesta região espanhola, segundo fontes financeiras, coincidindo com a tensão política e a possibilidade de o parlamento catalão aprovar uma declaração unilateral de independência.

As fontes citadas pela Efe explicaram que, nos últimos dias, muitos clientes deslocaram-se às agências para saberem como poderiam ser afetados por uma hipotética declaração unilateral de independência. Segundo a agência noticiosa espanhola, os diretores ou gestores dessas agências tranquilizaram os clientes e asseguraram que o banco garantia em qualquer momento os interesses dos clientes e que as poupanças dos mesmos estavam seguros perante qualquer contingência.

De facto, tanto o CaixaBank como o Banco Sabadell, os dois maiores bancos catalães, decidiram esta semana mudar as suas sedes para Valencia e Alicante, respetivamente, para garantir que continuariam sob a tutela do Banco Central Europeu (BCE) em qualquer possível cenário.

Contudo, e perante a crescente preocupação dos clientes com as suas poupanças, uma solução que algumas entidades estão a oferece é a de abrir uma conta noutra comunidade autónoma espanhola, preferencialmente em municípios próximos da Catalunha, como Fraga (Huesca) ou Vinaroz (Castellón), que pode ser gerida a partir da agência habitual.

Os bancos oferecem esta possibilidade para que os depósitos permaneçam em território espanhol no caso de uma eventual declaração de independência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumenta o número de catalães a abrir contas fora da região

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião