Aguas de Barcelona e Lleida.net também deixam Catalunha

  • Lusa
  • 8 Outubro 2017

Aumenta o número de empresas que estão a retirar a sede da Catalunha, numa altura em que os catalães admitem declarar unilateralmente a independência.

As administrações da Sociedade General de Aguas de Barcelona (SGAB) e da Lleida.net aprovaram, este sábado, a mudança das sedes sociais das empresas para Madrid, na sequência da crise política que assola a Catalunha.

O Conselho de Administração do grupo Suez, à qual pertence a SGAB, aprovou em Paris, numa reunião em que vários membros participaram por videoconferência a partir de Barcelona, a mudança da sede para Madrid devido “à situação política na Catalunha”, disse à Efe um porta-voz da empresa. A decisão foi tomada com o objetivo de “preservar a segurança jurídica dos investidores” e não terá qualquer impacto no serviço prestado em todo o território catalão, referem.

Também a administração da Lleida.net, especializada na certificação e notificação eletrónica, aprovou, por unanimidade, a mudança da sua sede para a capital espanhola. Em reunião extraordinária, os administradores decidiram reduzir os “riscos” que possam afetar o normal funcionamento da empresa, entre eles a “possível perda do estatuto de operador europeu”, por exemplo, entre outros, refere a Lleida.net, em comunicado.

A Lleida.net, que se estreou no mercado de bolsa alternativo em 2015, referiu que a transferência de sede social não implica qualquer movimento de empregados e que a empresa continuará a sua atividade em normalidade absoluta.

Estas duas empresas juntam-se a um grupo de sociedades que nos últimos dias têm anunciado a mudança da sede social para fora da Catalunha, perante a possibilidade de o parlamento declarar, de forma unilateral, a independência da região nos próximos dias.

CaixaBank (que controla o BPI), Gas Natural, Sabadell, Naturhouse, Oryzon, Eurona, Banco Mediolanum, Arquia Banca ou Dogi são algumas das empresas que já tomaram a decisão de mudança da sua sede para outras cidades espanholas, aguardando-se uma posição semelhante por parte de outras sociedades catalãs como Freixenet, Renta Corporación ou Catalana Occidente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aguas de Barcelona e Lleida.net também deixam Catalunha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião