5 coisas que vão marcar o dia

O grande destaque do dia vai para a Catalunha, que quer oficializar a independência num discurso de Puigdemont. Mas outros assuntos fazem mexer a política internacional e os mercados.

Terça-feira traz importantes decisões de Espanha: o presidente da Catalunha pode declarar independência, de forma unilateral. A política internacional concentra-se ainda no Luxemburgo, com a reunião dos ministros das finanças da zona euro. FMI e Banco Mundial cruzam-se em Washington para discutir temáticas como a desigualdade. Entre as fronteiras nacionais, o Banco de Portugal avalia a evolução do crédito e depósitos em agosto e o INE lança vários indicadores, com destaque para as estatísticas do comércio internacional.

Catalunha declara a independência

Puigemont, o presidente do governo catalão, deverá declarar a independência da Catalunha esta terça-feira, pelas 18 horas. Este anúncio, à revelia de Madrid, justifica-se, segundo Puigemont, pela vontade manifestada nas urnas, com 90% dos votantes a favor da cisão com Espanha. Puigemont apoia-se na lei do referendo, que aponta para a declaração de independência como o passo lógico que se segue à validação popular.

FMI e Banco Mundial juntos falam de desigualdade

Christine Lagarde, a diretora do FMI, e Jim Yong Kim, o presidente do Banco Mundial, vão ser os anfitriões da reunião anual entre as duas instituições. Este ano, as discussões centram-se em torno dos temas “Com quanta desigualdade conseguimos viver?” e “Colheitas futuras: Quem vai cultivar os alimentos de amanhã?”. O evento prolonga-se até ao dia 15 de outubro.

Ecofin: ministros das finanças recebem o guião para a economia digital

Após o encontro dos ministros do Eurogrupo no Luxemburgo, que marcou o arranque da semana, terá lugar esta terça-feira, pelas 9h00, a reunião informal de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin). Portugal vai ser representado por Ricardo Mourinho Félix, o secretário de Estado das Finanças. A Comissão Europeia vai apresentar a estratégia para a tributação da economia digital, questão na qual o Governo se assume “muito ativo”.

Défice comercial: recuperação ou acentuação?

O INE revela esta terça-feira a evolução das importações e exportações em agosto. Em julho, o défice comercial agravou-se, com as importações a crescerem quase o triplo das exportações. O défice da balança comercial de bens situou-se em 1.057 milhões de euros em julho de 2017, o que representa um aumento de 446 milhões de euros face ao mês homólogo de 2016.

E o malparado, vai bem?

O Banco de Portugal publica as últimas estatísticas de instituições financeiras monetárias, relativas a agosto, que permitirão conhecer a evolução dos depósitos e do crédito em Portugal. Estes números são lançados numa altura em que a Caixa Geral de Depósitos, o Novo Banco e o BCP inauguram uma plataforma para a gestão conjunta do crédito malparado, através da qual pretendem encolher para um terço o tempo médio de reestruturação destes créditos, reduzindo-o para seis meses.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião