Governo britânico leva 8 mil passageiros da Monarch para casa

  • Lusa
  • 10 Outubro 2017

Depois de ter declarado insolvência, o Governo britânico fez regressar a casa cerca de 8 mil passageiros que tinham voado pela Monarch até Portugal.

Cerca de 8 mil passageiros que viajaram para Portugal pela companhia aérea Monarch, que faliu na semana passada, já regressaram ao Reino Unido graças à operação montada pelo Governo britânico, informou esta terça-feira a Autoridade para a Aviação Civil britânica (CAA).

Um porta-voz indicou à agência Lusa que, até agora, cerca de 8 mil passageiros regressaram dos quatro aeroportos que a Monarch servia (Lisboa, Porto, Faro e Funchal), restando 2 mil, que deverão viajar nos próximos dias. Os passageiros em questão incluem britânicos, portugueses ou cidadãos de outras nacionalidades que tenham iniciado a sua viagem no Reino Unido em direção a Portugal.

Ao todo, 110 mil passageiros da Monarch Airlines foram confrontados com a insolvência da transportadora, declarada a 2 de outubro, quando se encontravam no estrangeiro. O ministro dos Transportes, Chris Grayling, revelou na segunda-feira no parlamento que 80 mil, cerca de 75% do total, já estão de regresso ao Reino Unido.

A pedido do Governo britânico, a CAA fretou aviões e programou cerca de 700 voos para um período de duas semanas sem custo adicional para os passageiros. Normalmente, só as viagens cobertas pelo esquema de proteção das agências de viagem seriam incluídas, mas o Governo decidiu intervir por receio que milhares de britânicos ficassem retidos no estrangeiro.

Esta foi a maior falência de uma companhia aérea de sempre no Reino Unido e a capacidade no mercado da aviação comercial teria sido insuficiente para permitir aos passageiros regressarem a casa usando outras transportadoras“, justificou o ministro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo britânico leva 8 mil passageiros da Monarch para casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião