Madrid pede à Catalunha que clarifique se declarou a independência

À saída do Conselho de Ministros extraordinário, Mariano Rajoy avançou que o Governo espanhol vai pedir a Carles Puigdemont que clarifique se declarou ou não a independência da Catalunha.

Madrid vai solicitar ao governo regional da Catalunha que clarifique se declarou ou não a independência e decidirá o que fazer consoante a resposta. Numa intervenção pública após Conselho de Ministros extraordinário, Mariano Rajoy, o primeiro-ministro espanhol, apelou a Carles Puigdemont para que respeite a lei, de acordo com o jornal espanhol El País.

“O Governo espanhol vai requerer ao Governo da Catalunha que clarifique se declarou ou não a independência”, disse Rajoy aos jornalistas. “Este requerimento é necessário na hora de ativar o artigo 155 da Constituição. Com ele, queremos dar certezas aos cidadãos”, acrescentou o governante espanhol. O artigo 155 permite ao Governo “adotar as medidas necessárias para a obrigar ao cumprimento forçoso” das obrigações.

Em causa está o discurso do presidente da Catalunha no parlamento, proferido esta terça-feira, em que Puigdemont disse assumir o “mandato do povo para que a Catalunha se converta num Estado independente em forma de República”, mas que solicitou a suspensão dos resultados do referendo de 1 de outubro (que terá dado maioria absoluta ao “sim” pela independência).

(Notícia atualizada às 12h06 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Madrid pede à Catalunha que clarifique se declarou a independência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião