Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 26 Outubro 2017

Período de tensão e violência no Quénia. Taxa de desemprego espanhol cai para mínimos de nove anos. George H. W. Bush acusado de assédio. Catástrofes dos EUA prejudicam seguradoras.

Em Espanha, a Catalunha conseguiu passar ao lado e não influenciou o país no que toca à taxa de desemprego, que reduziu mais de 15%. Emmanuel Macron chegou há pouco ao poder e já começa a fazer mudanças, nomeadamente no programa de criação de universidades europeias. No Quénia vive-se atualmente um clima de tensão e violência, com a repetição das eleições presidenciais de 8 de agosto. Nos Estados Unidos, as catástrofes naturais prejudicaram algumas seguradoras e o antigo Presidente dos Estados Unidos, George Bush (pai) foi acusado de assédio. Na saúde, há quem diga que o aumento de diabéticos tem de parar, para o bem dos serviços de saúde.

Bloomberg

Taxa de desemprego em Espanha cai para o mínimo dos últimos nove anos

A taxa de desemprego espanhol caiu para o mínimo dos últimos nove anos neste terceiro trimestre, representando boas notícias para o Governo, numa altura em que tenta controlar a crise política que se vive na Catalunha. A taxa caiu para 16,4%, comparativamente aos três meses anteriores em que se fixou nos 17,2%. Este valor é o mais baixo desde o final de 2008 e supera a estimativa de 16,6% calculada pela Bloomberg. Na semana passada, o Governo espanhol reduziu a sua previsão de crescimento, para 2018, para 2,3%, citando os riscos políticos da Catalunha que representam cerca de 20% do PIB de Espanha, mais do que qualquer outra região. Leia a notícia completa na Bloomberg (conteúdo em inglês, acesso condicionado)

Le Monde

Emmanuel Macron avança com projeto para criar um polo de faculdades de excelência

O Presidente francês visitou esta quarta-feira Saclay, em Essonne, onde pôs fim ao projeto iniciado no mandato de Nicolas Sarkozy, que sugeria a criação de uma universidade franco-alemã, anunciado que iria avançar com uma proposta de criação de universidades europeias em todo o continente, através de redes de universidades nacionais voluntárias. Até 2024, Emmanuel Macron espera que sejam criadas mais de 24 universidades assim, inseridas no ranking mundial. O projeto vai incluir 76 mil alunos e cerca de 11 mil professores de investigação e vai ser apoiado financeiro pelo Estado francês. Leia a notícia completa no Le Monde (conteúdo em francês, acesso livre)

The Guardian

Quénia repete eleições presidenciais depois de contestadas pela oposição

Os quenianos voltam esta quinta-feira às urnas para repetir as eleições presidenciais realizadas a 8 de agosto, mas contestadas pela oposição que as acusou de ser uma “farsa”. Raila Odinga, líder da oposição, tem vindo a apelar aos seus apoiantes que boicotem a repetição das eleições, numa altura em que aumentam as tensões políticas e o receio de atos de violência. Espalhadas pelo país, várias estações de voto não conseguiram abrir e a polícia disparou gás lacrimogéneo para dispersar grupos de homens que lançavam pedras contra as forças policiais. Para estas eleições estão inscritos mais de 20 milhões de quenianos e o Presidente cessante, Uhuru Kenyatta, vencedor das eleições anuladas, já afirmou que esta segunda ronda vai ocorrer na data prevista, com ou sem Raila Odinga. Leia a notícia completa no The Guardian (conteúdo em inglês, acesso livre)

Cinco Días

Número de catástrofes naturais prejudica seguradora Mapfre

As catástrofes naturais na América do Norte e no Caribe tiveram grande impacto nos resultados do quarto trimestre da Mapfre. A seguradora viu os seus lucros reduzirem 22,3% para 445 milhões de euros, depois de um impacto líquido de 176 milhões de euros para furacões e terramotos. Se retirarmos os efeitos dessas catástrofes, o lucro teria aumentado 8,6%. A atividade da Mapfre na América do Norte e no Caribe tem um forte peso no negócio do grupo, que no terceiro trimestre levou a um declínio nos lucros devido às catástrofes naturais que atingiram a região. Leia a notícia completa no Cinco Días (conteúdo em espanhol, acesso livre)

Business Insider

George Bush acusado de assédio

O antigo Presidente dos Estados Unidos (pai de George W. Bush), com 93 anos, foi acusado de assédio pela atriz Heather Lind, de 34. Lind fez uma publicação no seu Instagram onde acusa Bush de lhe ter tocado “por trás” duas vezes. “Quando tive a oportunidade de conhecer George H. W. Bush, há quatro anos, para promover uma série de televisão histórica em que eu estava a trabalhar, ele assediou-me sexualmente enquanto estávamos a posar para uma fotografia”, recorda. A atriz acrescenta ainda que o antigo Presidente lhe disse uma piada “porca” e que lhe tocou novamente quando estavam a ser fotografados, por detrás da sua cadeira de rodas. Um porta-voz de Bush já veio pedir desculpa em seu nome, dizendo que este nunca teve a intenção de causar desconforto a alguém. Leia a notícia completa no Business Insider (conteúdo em inglês, acesso livre)

Financial Times

Fabricante líder mundial de insulina diz que número de diabéticos é demasiado alto

A Novo Nordisk, empresa líder no tratamento da diabetes alertou que é necessário e urgente reduzir o aumento da diabetes a nível mundial, alegando que os sistemas de saúde estão a ficar sobrecarregados e incapazes de suportar as despesas da doença. O presidente-executivo da Novo Nordisk disse que um em cada 11 pacientes atualmente sofre de diabetes e, se a tendência fosse reduzida para um em nove, ou 725 milhões em todo o mundo, os sistemas de saúde conseguiriam sustentar o número de doentes até 2045. Acrescentou ainda que as despesas anuais na saúde relacionadas com a diabetes vão aumentar mais de um milhão de dólares (849 mil euros) em 2045, o que representa um aumento de quase 40% face aos dias de hoje. Leia a notícia completa no Financial Times (conteúdo em inglês, acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião