Marcelo: “Sou muito determinado naquilo que são as linhas do mandato”

  • Lusa
  • 27 Outubro 2017

O Presidente da República defendeu esta sexta-feira que o seu mandato não muda nesta fase da vida política nacional. "Sou muito determinado naquilo que são as linhas do mandato", disse nos Açores.

Marcelo Rebelo de Sousa descreveu-se esta sexta-feira como uma pessoa tranquila e um Presidente determinado quanto às linhas do mandato, defendeu que o seu papel é o mesmo nesta fase da legislatura e afirmou que não muda. “Eu não mudo”, afirmou o Presidente da República, em declarações aos jornalistas, no final de uma visita à Escola Básica e Integrada Gaspar Frutuoso, na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores.

O chefe de Estado descreveu-se como uma pessoa “muito serena e tranquila”, na aparência e na realidade, e acrescentou: “Por detrás disso, sou muito determinado naquilo que são as linhas do mandato, que, aliás, correspondem àquilo que recebi dos eleitores na base do que me comprometi a fazer na campanha eleitoral. Portanto, não vai haver mudanças”.

Questionado se tem um novo papel nesta etapa da vida política nacional, respondeu: “É sempre o mesmo. O Presidente, do princípio até ao fim do mandato, tem sempre exatamente os mesmos poderes, não mudam, a Constituição é a mesma, tem a mesma leitura dos poderes, não muda”, respondeu.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que mantém “a mesma exigência” na procura de que haja “compromissos nacionais de regime, quando for possível”, de que “o Governo seja forte e governe e dure a legislatura” e que também “a oposição seja forte e constitua uma alternativa para o caso de os portugueses no momento das eleições – que decorrem ainda no mandato presidencial – quererem escolher uma outra solução de governo”.

O Presidente da República disse ainda que continua com a mesma linha “no domínio das relações internacionais” e na preocupação com “a descrispação, o diálogo social, a concertação social”, concluindo: “Foi assim, é assim, será assim. Eu não mudo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo: “Sou muito determinado naquilo que são as linhas do mandato”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião