Líder do BE defende “opções decisivas” para impedir negócio Altice/Media Capital

  • Lusa
  • 29 Outubro 2017

Catarina Martins diz que "é preciso perguntar como é que foi possível" a ERC "não ter tomado posição sobre o assunto", quando o parecer dos serviços indicava que o "negócio tinha de ser parado"

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje “opções decisivas” para “impedir” a compra da Media Capital, dona da TVI, pela Altice, que detém a PT/Meo, por implicar “uma concentração” que “põe em causa a pluralidade da informação”.

“Não é coisa pouca a liberdade de informação e de comunicação, é um pilar essencial da democracia e, portanto, é preciso tomar opções decisivas para impedir esta concentração”, disse Catarina Martins aos jornalistas, no concelho de Beja, no Alentejo.

Segundo Catarina Martins, o Bloco de Esquerda já fez no passado e não deixará de fazer novas propostas “para parar” a concentração nos media, o que considera “um ataque à democracia, porque é um ataque à liberdade de imprensa” em Portugal.

“Foi um tremendo erro entregar a TDT [Televisão Digital Terrestre] à PT [Portugal Telecom], foi um negócio danoso do interesse público. Foi um tremendo erro deixar que a PT fosse destruída e entregue à Altice. Aumentar o erro, permitindo que a Altice compre a TVI, a Plural, uma série de conteúdos, fazendo uma concentração na comunicação social, que põe em causa pluralidade da informação no nosso país, é verdadeiramente desastroso e não deve acontecer”, alertou.

Catarina Martins disse que “é preciso perguntar como é que foi possível a Entidade Reguladora para a Comunicação Social [ERC] não ter tomado posição sobre o assunto quando o parecer dos serviços técnicos é que este negócio tinha de ser parado, porque era um perigo para a liberdade de informação e comunicação” em Portugal.

O Conselho Regulador da ERC não chegou a consenso sobre a operação de compra da Media Capital (dona da TVI) pela Altice (proprietária da PT/Meo), já que era necessário que os três membros estivessem de acordo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líder do BE defende “opções decisivas” para impedir negócio Altice/Media Capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião