Lucros do BCP na Polónia superam as estimativas

O Bank Millennium obteve lucros equivalentes a 118 milhões de euros nos nove primeiros meses do ano, apoiado na melhoria de diversos indicadores.

A unidade polaca do BCP viu os seus resultados crescerem no acumulado do ano, batendo as estimativas. O Bank Millennium registou 502 milhões de zlotys (117,8 milhões de euros) de lucros nos nove primeiros meses do ano, anunciou o BCP em comunicado, salientando que os resultados revelam a “continuação da melhoria da rendibilidade e da eficiência operacional”.

Relativamente apenas ao terceiro trimestre do ano, o banco detido em 50,1% pelo BCP reportou um resultado líquido de 187,5 milhões de zlotys (44 milhões de euros), 8% acima do resultado alcançado no mesmo período do ano passado, e que supera em 3,8% as estimativas da Bloomberg. A média das estimativas de analistas sondados pela agência de notícias apontava para um resultado líquido entre 167 milhões e 193 milhões de zlotys, com a média das previsões a situar-se nos 180,7 milhões de zlotys.

No comunicado enviado à CMVM, o BCP aponta o “resultado core como principal impulsionador da melhoria” dos resultados da sua unidade polaca. O resultado core do Bank Millennium aumentou no terceiro trimestre 13,2% face ao mesmo período do ano passado. Por sua vez, a margem financeira cresceu 12,1% face ao período homólogo, enquanto as comissões líquidas tiveram um “forte crescimento” de 16,5%.

O banco liderado por Nuno Amado refere ainda que o rácio de crédito com imparidade se manteve estável nos 4,6%, enquanto o rácio dos empréstimos face aos depósitos aumentou ligeiramente para 83%, após cinco trimestres consecutivos em queda. Em termos de rácios de capital, o common Equity TIER 1 (CET1) ficou em 20,5%.

As ações do BCP valorizam 2,05%, para os 22,32 cêntimos.

(Notícia atualizada às 9h00 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros do BCP na Polónia superam as estimativas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião