Juros abaixo dos 2%. Bolsa de Lisboa contraria perdas da Europa

O avanço dos títulos do setor energético ajudaram o PSI-20 a terminar a sessão com ganhos ligeiros. Já as ações dos CTT provaram os primeiros ganhos em seis sessões.

A praça lisboeta registou os primeiros ganhos da semana, nesta terça-feira, com o PSI-20 a ser o único índice europeu a encerrar em terreno positivo. O avanço da bolsa nacional aconteceu num dia que fica marcado pela queda abaixo da fasquia dos 2% dos juros da dívida nacional a dez anos, para se situar em níveis que não se registavam desde os primeiros meses de 2015.

A yield da dívida soberana nacional a dez anos chegou a descer até aos 1,927%, nível que já não era visto desde 28 de abril de 2015. Segue agora a cair perto de dez pontos base, para os 1,931%.

O ministro das Finanças manifestou-se, em Bruxelas, “muito satisfeito” com “as excelentes condições de financiamento que hoje a economia portuguesa tem”, apontando que isso também deixa o Governo ainda mais certo do caminho que está a seguir. “É uma marca muito relevante, com os diferenciais em relação à Itália e Espanha também em mínimos de muitos, muitos meses”, referiu Mário Centeno.

Já o PSI-20 fechou a subir 0,03%, para os 5.351,24 pontos, com o seu desempenho a ser puxado pelos títulos do setor energético, num dia em que os CTT provaram os primeiros ganhos das últimas seis sessões.

As ações da Galp Energia encerraram a sessão a valorizar 1,33%, para os 16,38 euros, num dia em que as cotações do petróleo aliviavam de máximos de mais de dois anos nos mercados internacionais. O Barril de brent recuava 0,81%, para os 63,75 dólares no mercado londrino, aliviando face ao máximo de junho de 2015 registado na sessão anterior.

Entre as energéticas, destaque ainda para o avanço dos títulos da EDP e da EDP Renováveis. As ações da elétrica liderada por António Mexia valorizaram 0,47%, para os 2,96 euros, enquanto as da cotada comandada por Manso Neto somaram 0,24%, para os 6,995 euros.

Referência para as ações dos CTT que encabeçaram os ganhos do PSI-20 na primeira sessão de ganhos nas últimas seis. As ações da empresa liderada por Francisco de Lacerda terminaram a valorizar 1,71%, para os 3,51 euros, recuperando do mínimo de sempre registado na sessão anterior: 3,447 euros. De salientar que o título tem sido muito penalizado pelos maus resultados, sendo que esta terça-feira ficou-se ainda a saber que os CTT vão ser obrigados pelo regulador do setor a baixar os preços dos seus serviços.

Já a Corticeira Amorim encerrou a ganhar 0,6%, para os 11,82 euros, antes de serem divulgados os seus resultados trimestrais após o fecho da sessão.

Em queda, destaque para as ações do BCP que recuaram 0,98%, para os 25,27 cêntimos, mas também para as da REN, cujos títulos perderam 1,71%, para os 2,65 euros.

A praça lisboeta apesar de ter registado ganhos muito modestos contrariou o sentimento negativo que marcou as pares europeias nesta sessão. A perda mais acentuada foi registada pelo espanhol IBEX que recuou 0,76%, enquanto o DAX e o CAC deslizaram 0,46% e 0,48%, respetivamente.

(Notícia atualizada às 16h58 com mais contações e informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros abaixo dos 2%. Bolsa de Lisboa contraria perdas da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião