Ministro diz que emprego está a ser criado para qualificações mais elevadas

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 13 Novembro 2017

Ministro do Trabalho reage às declarações da Comissão Europeia. Emprego está a ser "criado principalmente para qualificações pelo menos escolares mais altas" e há sinais de recuperação salarial.

A Comissão Europeia avisou que Portugal está a criar emprego em setores com qualificações e salários baixos mas o ministro do Trabalho tem uma leitura diferente. O emprego está a ser criado sobretudo para qualificações mais elevadas e há sinais de recuperação salarial, diz Vieira da Silva.

“Que o nosso emprego tem ainda níveis salariais baixos não é nenhuma novidade, agradecemos o contributo da Comissão Europeia mas já o sabemos; que existem baixos níveis de qualificação é verdade mas, se olharmos para os movimentos de criação e destruição do emprego, vemos que ele está a ser criado principalmente para qualificações pelo menos escolares mais altas, isso é absolutamente indiscutível”, referiu o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social à margem da conferência sobre o Orçamento do Estado para 2018, organizada pela Ordem dos Economistas.

Vieira da Silva nota ainda que “há sinais de recuperação a nível salarial, por exemplo na contratação coletiva, ao contrário do que aconteceu nos últimos anos”. E mesmo os novos contratos “estão ser celebrados com valores claramente acima, idênticos ao do crescimento do salário mínimo”, concluiu.

O ministro reagia assim às declarações de um porta-voz da Comissão Europeia que, ao Diário de Notícias, apontou para a elevada proporção de empregos criados em setores de qualificações e salários baixos. “Em 2017, o abrandamento verificado nos custos unitários do trabalho deveu-se, principalmente, ao facto de o crescimento dos salários ter continuado a ser lento. Isto pode ser explicado pela elevada proporção de empregos a ser criados em setores com perfis de baixas qualificações e salários abaixo da média”, disse o porta-voz da CE, citado pelo DN.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro diz que emprego está a ser criado para qualificações mais elevadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião