Bolsa só sabe ganhar esta semana. Família EDP e Galp ajudaram

Lisboa sobe há quatro sessões seguidas, o maior ciclo de ganhos deste mês. Desempenhos positivos da EDP, EDP Renováveis e Galp sustentaram bolsa nacional esta quinta-feira.

Foi sobretudo o setor energético a sustentar a bolsa portuguesa esta quinta-feira. EDP, EDP Renováveis e Galp fecharam o dia com ganhos e permitiram que o PSI-20 se situasse acima da linha de água pela quarta sessão seguida.

O principal índice português fechou em alta ligeira de 0,09% para 5.309,76 pontos. Com este desempenho positivo, Lisboa apresenta-se com o maior ciclo de subidas do mês de novembro.

Entre as oito cotadas que encerraram com sinal mais, destacou-se o setor da energia, onde a EDP somou 0,58%, a EDP Renováveis valorizou 0,77% e a Galp ganhou 0,16%. À boa performance destes três pesos pesados da bolsa nacional juntou-se a Jerónimo Martins, cujos títulos subiram 1,1% para 16,14 euros no melhor registo do dia.

A destoar destes ganhos esteve o BCP (-0,16%), no dia em que a agência Bloomberg noticiou que o banco está no mercado para obter 300 milhões de euros em obrigações de longo prazo.

Também a REN pressionou a bolsa com uma queda de 0,88% para 2,489 euros. A gestora da rede elétrica tem em curso um aumento de capital no valor de 250 milhões de euros para financiar a compra da EDP Gás. Parte deste processo passa pela emissão de novas ações ao preço de 1,877 euros cada. Mas só terão acesso a estes novos títulos quem detiver os direitos de subscrição, que começaram a negociar na bolsa esta quinta-feira.

Um direito permite a subscrição de apenas a 0,251248 novas ações da REN. Ou seja, são precisos quatro direitos para se obter uma nova ação. Feitas as contas, como cada direito fechou hoje a valer 0,154 euros (e o direito a uma ação vale 0,6129 euros), se quiser participar no aumento de capital terá de desembolsar um total de 2,4569 euros por cada ação da REN. À partida, compensa mais investir no aumento de capital do que comprar as ações da REN que já estão no mercado.

O bom momento em Lisboa foi acompanhado por outras praças na Europa, onde o Ibex-35 de Madrid e o Cac-40 de Paris avançaram 0,19% e 0,5%, respetivamente. Já o Dax-30 de Frankfurt caiu ligeiros 0,05%.

(Notícia atualizada às 17h14)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa só sabe ganhar esta semana. Família EDP e Galp ajudaram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião