5 coisas que vão marcar o dia

  • Juliana Nogueira Santos
  • 22 Dezembro 2017

Na banca, o presente de Natal chega ao Novo Banco em forma de cheque. Nas finanças públicas, sabe-se em que valores ficaram o défice e a taxa de poupança das famílias no terceiro trimestre do ano.

Sexta é o último dia de protesto dos trabalhadores dos CTT, bem como das inscrições para o programa Porta 65. Na banca, o presente de Natal chega ao Novo Banco em forma de cheque e, nas finanças públicas, sabe-se em que valores ficaram o défice e a taxa de poupança das famílias no terceiro trimestre do ano.

INE divulga défice e taxa de poupança das famílias

Esta quinta-feira vão ser conhecidos os dados relativos às contas nacionais por setor institucional. O Instituto Nacional de Estatística divulga o valor do défice do terceiro trimestre, bem como a taxa de poupança das famílias. No trimestre anterior, o défice foi de 1,7%, mas, nesta quinta-feira, o primeiro-ministro afirmou que o valor anual vai ficar abaixo do 1,3%.

É o último dia de candidaturas à Porta 65…

A última oportunidade para concorrer ao Porta 65 é esta sexta-feira. Este programa do Governo permite aos jovens até aos 30 anos aceder a rendas mais baixas. No próximo ano, ao abrigo do Orçamento do Estado para 2018, as regras mudam, abrindo-se as candidaturas aos portugueses até 37 anos.

… e o último dia de greve dos CTT

Ainda esta semana, os CTT divulgaram um plano de reestruturação que prevê a redução de cerca de 800 postos de trabalho nas operações da empresa ao longo de três anos, devido à queda do tráfego do correio. Em protesto, os grupos sindicais convocaram uma greve de dois dias. A empresa dos correios informou que a adesão ao primeiro dia de greve se ficou apenas nos 17,2% (os sindicatos dão conta de uma adesão de 80%), seguindo-se agora o segundo e último dia.

Depois da eleição, o conselho de ministros

Cinco milhões de eleitores foram chamados às urnas, esta quinta-feira, para decidir o futuro da Catalunha. Após uma participação recorde, 81%, que ditou a vitória do Ciudadanos, de Inés Arrimadas, mas deu a maioria absoluta no parlamento catalão ao bloco independentista, os ministros espanhóis vão reunir-se em Conselhos de Ministros para analisar os resultados da decisão da população. O novo governo tem de estar formado até 23 de janeiro.

Petróleo anima exploração nos EUA

Acompanhando a subida dos preços do barril de petróleo, uma tendência de valorização que se tem mantido ao longo do ano, o número de explorações petrolíferas e gás que iniciaram operações de acordo com o índice Baker Hughs tem vindo a acelerar. Estes dados são importantes porque ajudam a antecipar a evolução da oferta energética nos EUA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião