CP: Estado faz aumento de capital de 11 milhões de euros

A empresa de transporte ferroviário informou o mercado de que o Estado fez um aumento de capital estatutário que eleva para 3,85 mil milhões de euros o seu capital.

O Estado acaba de realizar mais um aumento de capital da CP, após o último feito em outubro. Em comunicado enviado à CMVM, a empresa de transporte ferroviário informa que se tratou de um reforço de 11 milhões de euros.

“A CP-Comboios de Portugal, EPE informa que o Estado Português aumentou o capital estatutário da empresa em 11.000.000,00 euros, o que passou a ser de 3.850.091.940,00 euros”, diz o comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores mobiliários (CMVM). No comunicado não é explicada a razão pela qual se justifica o reforço do capital da empresa de comboios.

Este aumento de capital representa mais um reforço numa empresa que apresenta dificuldades e prejuízos sendo que, só no ano passado, o capital da CP foi reforçado em 655 milhões de euros por parte do Estado português.

No ano passado, a CP apresentou prejuízos de 144 milhões de euros, uma melhoria face aos 278,7 milhões de euros. Nos primeiros seis meses deste ano, a empresa também conseguiu baixar os seus prejuízos face ao período homólogo, tendo estes ascendido a 57,9 milhões de euros. A quebra de prejuízos nesse período resultou da melhoria do resultado operacional, tendo a CP superado a sua estimativa de transporte de passageiros.

Entre janeiro e junho, a CP transportou 60,2 milhões de passageiros, 4,8% acima do previsto, um crescimento que dizia ser transversal a todos os serviços e todos os títulos.

No final do primeiro semestre, a CP tinha 2.696 funcionários, mais 50 do que no mesmo período de 2016, resultado do recrutamento realizado durante o ano passado, ainda que compensado por “um número significativo de saídas por reforma e por revogação do contrato de trabalho por mútuo acordo”, segundo o relatório e contas relativo aos primeiros seis meses do ano.

A dívida remunerada da CP era, em 30 de junho, de 3 mil milhões de euros, com uma redução de 17,7 milhões em relação ao final de 2016, “em consequência fundamentalmente da amortização de empréstimos BEI” (Banco Europeu de Investimentos).

Entretanto, há poucos dias o presidente da CP, Carlos Gomes Nogueira, antecipou que a empresa deverá ter novo capital circulante até 2022, explicando que até lá, a empresa terá de reparar o existente e proceder a alugueres para prosseguir com a sua atividade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CP: Estado faz aumento de capital de 11 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião