Partidos vão receber mais 1,5 milhões em apoios públicos em 2018

  • ECO
  • 27 Dezembro 2017

O valor que o Estado pagava aos partidos com assento parlamentar estava congelado há dez anos. Vai aumentar no próximo.

O valor que o Estado paga aos partidos políticos com assento parlamentar estava congelado há uma década mas isso vai mudar em 2018. Graças à subida de mais de sete euros no valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS), que aumenta para quase 429 euros, o apoio estatal vai aumentar.

As contas feitas pelo Observador concluem que cada partido passa a receber cerca de 15,1 milhões de euros em apoio público, mais 1,5 milhões do que em 2016, de acordo com os números publicados no site do Tribunal Constitucional.

O valor pago pelo Estado aos partidos com presença na Assembleia da República foi congelado no final de 2018: a lei bloqueava, explica o jornal online, “qualquer aumento das subvenções atribuídas aos partidos durante o tempo em que o IAS – de que depende o cálculo de uma série de apoios públicos – não atingisse o valor do salário mínimo mensal fixado para o ano de 2008”, que nessa altura era de 426 euros por mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Partidos vão receber mais 1,5 milhões em apoios públicos em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião