Revista de imprensa internacional

  • Juliana Nogueira Santos
  • 27 Dezembro 2017

Na Rússia, Putin troca amnistia pela repatriação de mais de um bilião de dólares e lucros, enquanto a Carlsberg quer juntar inteligência artificial à produção de cerveja.

Esta quarta-feira, os meios de comunicação internacionais dão conta da mais recete relação entre a cerveja e a inteligência artificial, passando pela aposta da família Peugeot em bens de consumo e culminando no apoio de Macron a Rajoy. Na Rússia, Putin troca amnistia pela repatriação de mais de um bilião de dólares e lucros, enquanto no Brasil, são descobertos os subornos do Governo de Fernando Henrique Cardoso.

Bloomberg

Putin troca amnistia por repatriação de lucros

No acordar de mais sanções à Rússia pela anexação da Crimeia, Putin quer que as fortunas russas regressem a casa e se mantenham longe das mãos europeias e norte-americanas. Assim, o Governo russo anunciou um plano de amnistia que permitirá às empresas repatriar os seus lucros sem quaisquer penalizações, tal como já tinha acontecido durante o pico dos conflitos com a Ucrânia. Putin prevê que mais de um bilião de dólares possa encontrar assim o caminho de casa. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês)

El Mundo

Macron reitera apoio a Rajoy na situação catalã

Emmanuel Macron reitera o apoio a Mariano Rajoy e à posição espanhola no que diz respeito à situação catalã. “Sempre apoiei e continuo a apoiar a legalidade e a união constitucional espanhola”, diz. Em entrevista ao diário espanhol, o Presidente francês relata ainda: “O boletim meteorológico das nossas relações mostra um céu sem nuvens”, visto que os dois líderes estão “determinados a reforçar os vínculos através de projetos positivos e concretos”. Leia a notícia completa no El Mundo (acesso livre/conteúdo em espanhol)

Folha de São Paulo

Estaleiro subornou Governo de Fernando Henrique Cardoso para ganhar contrato com Petrobras

O Keppel Fels, um estaleiro naval offshore sediado em Singapura, terá pago 300 mil dólares entre 2001 e 2002 a membros do Governo de Fernando Henrique Cardoso para assegurar um contrato de construção de uma plataforma petrolífera da Petrobras. A informação foi revelada pela empresa às autoridades de três países e inclui também o pagamento de subornos a deputados trabalhistas e a executivos da Petrobras ligados ao mesmo partido. Leia a notícia completa no Folha de São Paulo (acesso livre/conteúdo em português)

Les Echos

Família Peugeot investe em bens de consumo

A holding da família Peugeot (FFP) anunciou que assumiu o compromisso de investir 150 milhões de dólares na holding JAB de modo a prosseguir a sua estratégia de crescimento no setor dos bens de consumo, através nomeadamente de aquisições de sociedades. Recorde-se que a Peugeot já tinha investido 50 milhões em dezembro de 2016 num primeiro veículo da JAB que abriu a porta à FFP a uma carteira de ativos diversificados ao nível dos bens de consumo e das redes de venda de café. Leia a notícia completa no Les Echos (acesso condicionado/conteúdo em francês).

Financial Times

Carlsberg aposta na Inteligência Artificial para desenvolver cervejas

A Carlsberg vai investir milhões de euros em Inteligência Artificial para detetar aromas e sabores de uma forma mais rápida do que atualmente. A empresa juntou-se à Microsoft e a duas universidades para desenvolver sensores e software que permitam melhorar a qualidade dos produtos. Esta espera que, para além da sua aplicabilidade na indústria da cerveja, a tecnologia desenvolvida também possa ser transposta para outros ramos da produção. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião