Constança Urbano de Sousa: “Ser mulher pesou na forma por vezes desrespeitosa” como “fui tratada por alguns”

  • ECO
  • 7 Janeiro 2018

Constança Urbano de Sousa admite que ficou magoada com algumas pessoas que embarcaram "na espiral das acusações fáceis" depois da tragédia dos incêndios.

A ex-ministra de Administração Interna Constança Urbano de Sousa admite que, se pudesse voltar atrás, “provavelmente” evitaria as declarações que fez por altura dos incêndios que fustigaram o país. Em entrevista à Notícias Magazine, afirma que não é “calculista” e não faz nada a pensar no “sound byte”. E acredita que, se fosse um homem a passar pelas mesmas circunstâncias, “talvez tivesse merecido mais respeito”.

Ainda que admita que provavelmente evitaria as declarações feitas por altura dos incêndios, Constança Urbano de Sousa salienta que “fazer a análise no fim do jogo é bem mais fácil”. “Somos um país de treinadores de bancada e todos temos uma opinião, baseada muitas vezes em ideias ligeiras. Ir ao fundo dos problemas dá muito trabalho e exige reflexão”, acrescenta a professora, que se demitiu do cargo de ministra em outubro de 2017.

Apontando para pessoas que falam “sem calçarem os sapatos dos outros”, a ex-governante nota que “aquele momento foi aquele momento”. “E como não sou calculista, nem gostaria de ser, não fiz nem faço nada a pensar no sound byte ou para o momentinho televisivo. E era fácil — basta ser-se minimamente esperto para perceber o que os jornalistas querem ouvir. Acontece que não estava a trabalhar para imprensa mas para o meu país. Trabalho para as pessoas”, diz.

Na entrevista, Constança Urbano de Sousa revela que ficou magoada com algumas pessoas, “que tinha por sérias e inteligentes”, que embarcaram “na espiral das acusações fáceis, reduzindo todas as tragédias, fruto de uma série de fatores e de desinvestimentos de décadas, à minha competência ou falta dela”. Aliás, a ex-ministra acha que o facto de ser mulher pesou nesse tratamento. “Senti que se tivesse sido um homem a passar pelas mesmas circunstâncias talvez tivesse merecido mais respeito. Acredito que ser mulher pesou na forma por vezes desrespeitosa, deselegante e malcriada como fui tratada por alguns“, sublinha.

A professora recorda ainda o episódio em que chorou por altura da homenagem a um jovem polícia abatido em serviço. “Descobri que para alguns opinion makers uma mulher que chora é fraca. E se é fraca é incompetente, não serve. Já se um homem chora, bom, aí é sinal de grande sensibilidade. O que é uma forma absolutamente misógina e sexista de abordar a questão”, nota.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Constança Urbano de Sousa: “Ser mulher pesou na forma por vezes desrespeitosa” como “fui tratada por alguns”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião