Lisboa abre semana no verde. BCP puxa, CTT sobem mais 1%

  • Rita Atalaia
  • 8 Janeiro 2018

A praça portuguesa está a somar ganhos no início desta semana. O PSI-20 está a ser impulsionado pelo BCP, EDP e CTT, depois de ter disparado mais de 4% na primeira semana do novo ano.

A bolsa de Lisboa arrancou a semana no verde. Isto depois de o índice de referência nacional ter disparado mais de 4% na primeira semana do novo ano, graças ao BCP e à EDP. E são estas cotadas que continuam a dar gás à praça portuguesa na sessão desta segunda-feira. Os CTT estão a subir 1%.

O índice de referência nacional, o PSI-20, abriu a sessão a valorizar 0,34% para 5.634,54 pontos. “Após os fortes ganhos alcançados nas primeiras sessões do ano, é expectável que as ações que lideraram a subida recuem um pouco, sem invalidarem a tendência positiva de fundo. Entre essas ações figuram a Sonae, os CTT e o BCP”, referem os analistas do BPI.

PSI-20 arranca semana no verde

A semana passada foi mais curta na bolsa que o normal pois não houve negociação na segunda-feira. Mas isso não impediu que, entre terça-feira e esta sexta-feira, o PSI-20 tivesse feito um sprint assinalável — ainda que tenha relaxado um pouco na última sessão da semana. Acumulou um ganho semanal de 4,22%. Foi a semana de abertura de um novo ano mais positiva de sempre por cá e foram precisas duas décadas para a bolsa portuguesa pulverizar o recorde de 4,17% com que iniciou o ano de 1998.

Mas a verdade é que estas cotadas mantêm a tendência de subida. Os CTT estão a avançar 1,08% para 3,7360 euros, enquanto o BCP sobe 0,37% para 29,88 cêntimos. A Sonae acompanha, valorizando 0,17% para 1,1920 euros.

Do lado da energia, a EDP está a valorizar 0,13% para 2,9980 euros. Isto mesmo depois de os analistas do CaixaBI terem cortado o preço-alvo da empresa liderada por António Mexia de 3,50 euros para 3,15 euros e descido a recomendação de “comprar” para “acumular”. Uma alteração que reflete “os resultados dos primeiros nove meses de 2017, as alterações no portfólio de ativos e o impacto negativo das recentes alterações regulatórias”, explicam os analistas numa nota. Ainda no setor energético, a Galp Energia avança 0,38% para 16,0150 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa abre semana no verde. BCP puxa, CTT sobem mais 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião