5 coisas que vão marcar o dia

A tomada de posse de Mário Centeno na liderança do Eurogrupo é um dos principais marcos desta sexta-feira que é assinalada ainda pelo último dia de campanha para a liderança do PSD.

Pouco mais de um mês depois de Mário Centeno ter sido escolhido para presidir ao Eurogrupo chega a vez de tomar posse do cargo. Este é um dos principais marcos desta sexta-feira que tem na política outro foco de atenção, com o último dia de campanha na corrida à liderança do PSD, cuja eleição acontece neste sábado. Numa altura em que o holofotes continuam orientados para os CTT, será a vez dos sindicatos e dos trabalhadores dos CTT serem ouvidos no Parlamento no âmbito da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas. Lá fora, destaque para os dados da inflação nos EUA, mas também para o rumo das cotações do petróleo que nesta quinta-feira superaram os 70 dólares pela primeira vez em mais de três anos.

Centeno assume presidência do Eurogrupo

Paris foi o local escolhido para a passagem de testemunho da liderança dos destinos do Eurogrupo do atual presidente Jeroen Dijsselbloem para o ministro das Finanças português. A cerimónia acontece esta sexta-feira às 11 horas de Lisboa, na Embaixada de Portugal, onde Mário Centeno se irá encontrar com Jeroen Dijsselbloem. Em princípio, ambos farão breves declarações à imprensa.

Sindicatos dos CTT ouvidos no Parlamento

A Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas ouve, nesta sexta-feira, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), sindicatos representativos, comissão de trabalhadores e movimento de utentes dos CTT – Correios de Portugal, sobre a reestruturação da empresa. De acordo com o site do Parlamento, as audições começam às 9h30 com o Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Correios, Telecomunicações, Media e Serviços (SINDETELCO) e com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telecomunicações (SNTCT).

Liderança do PSD: candidatos encerram campanha a Norte

Esta sexta-feira será a última oportunidade para os candidatos à liderança do PSD convencerem os militantes do partido nas eleições de sábado. Tanto Santana Lopes como Rui Rio escolheram a região norte do país para o seu último dia de campanha. Santana Lopes começa por almoçar em Lamego com militantes, passando no final da tarde por Viseu para uma sessão com militantes, encerrando a campanha na Maia noutra sessão com militantes às 21h30. Já Rui Rio escolheu Vila Nova de Gaia para realizar a festa de encerramento da sua campanha, também às 21h30.

Dados da inflação nos Estados Unidos

O gabinete de estatísticas do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulga os números da inflação relativos a dezembro. De acordo com as estimativas da Reuters, é de antecipar uma desaceleração do índice de preços do consumidor naquele mês. Uma sondagem da agência de notícias estima uma inflação de 0,2% naquele mês, abaixo dos 0,4% registados em novembro.

Petróleo: Baker Hughes testa 70 dólares

Depois de ter batido mais uma barreira psicológica ao superar pela primeira vez em mais de três anos os 70 dólares por barril, no mercado londrino, os preços do petróleo voltam a estar no centro das atenções. Esta sexta-feira, a consultora Baker Hughes divulga a contagem do número de plataformas em atividade nos EUA relativa a esta semana. De salientar que, na semana que terminou a 5 de janeiro, a contagem sinalizou uma quebra de cinco para um total de 924 plataformas. Se este número voltar a cair nesta semana poderá constituir um elemento de pressão altista sobre os preços da matéria-prima.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião