Euro renova máximos de três anos. Já se aposta nos 1,25 dólares

BCE e Governo de coligação na Alemanha à vista dão força à moeda única. Euro acelera para máximos de mais de três anos.

O euro atingiu um novo máximo de três anos esta segunda-feira com os investidores confiantes de que o crescimento económico vai apertar a política monetária do banco central, enquanto os avanços para a formação de um Governo na Alemanha reforça o otimismo na região. E já se aposta na moeda única a valer 1,25 dólares.

Para já, o euro valoriza 0,72% para 1,2275 dólares, transacionando no valor mais alto desde dezembro de 2014, antes de o BCE ter anunciado o seu primeiro programa de compras de obrigações na zona euro.

Euro renova máximos de três anos

Na semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) divulgou as atas da reunião de dezembro, que sugeriram que os membros de política monetária do banco central se prepara para reduzir os estímulos à economia. Mas não é apenas na zona euro onde se evidencia otimismo. No Japão, o governador Haruhiko Kuroda deixou uma visão positiva sobre a economia e inflação do país, colocando o iene em máximos de quatro meses face ao dólar.

“As subidas mais recentes do euro têm claramente a ver com o otimismo de que o Governo alemão está a mover-se em direção a um acordo de coligação”, disse Victoria Clarke, economista da Investec, à agência Reuters. “Isto segue-se a um movimento provocado pelas atas do BCE, que deixou as pessoas a pensar sobre quando o banco central voltará a subir os juros“, referiu ainda.

No mercado de opções há investidores a colocar ordens sobre o euro nos 1,24 dólares e 1,25 dólares, um patamar que a moeda única observou em novembro de 2014 pela última vez.

"As subidas mais recentes do euro têm claramente a ver com o otimismo de que o governo alemão está a mover-se em direção a um acordo de coligação. Isto segue-se a um movimento provocado pelas atas do BCE, que deixou as pessoas a pensar sobre quando o banco central voltará a subir os juros.”

Victoria Clarke

Economista da Investec

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euro renova máximos de três anos. Já se aposta nos 1,25 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião