Prisa chega a acordo com credores para pagar dívida em 2022

A Prisa chegou a acordo com os credores para pagar 1.500 milhões de euros só daqui a cinco anos. Alivia pressão na tesouraria do grupo espanhol que colocou a TVI à venda.

A Prisa chegou a acordo com os credores para prolongar o vencimento da dívida até 2022. Só daqui a cinco anos é que terá de reembolsar 1.500 milhões de euros aos investidores, numa decisão que vem dar maior folga financeira a curto prazo ao grupo de media espanhol que detém a TVI.

O acordo estabelece que não haverá amortizações obrigatórias durante os três primeiros anos — até dezembro de 2020 –, com o calendário de reembolsos posteriores a ser “ajustado à geração de caixa esperada” pelo grupo.

Desse modo, ficou acordado que o primeiro reembolso de 450 milhões será efetuado com recurso ao dinheiro captado com o aumento de capital aprovado pela gestão da Prisa há cerca de dois meses e concretizado assim que entrar em vigor este acordo de refinanciamento. Tudo depende agora da execução do aumento de capital.

A acordo teve luz verde da maioria dos credores do grupo e está a dar gás às ações da Prisa na bolsa de Madrid. Os títulos da Prisa estão a disparar 4,77% para 2,745 euros.

Por causa da pressão financeira, o grupo está a proceder a um reajustamento do seu portefólio de ativos, do qual resulta a venda da Media Capital, que detém a TVI. No ano passado, foi assinado o acordo de venda da Media Capital à Altice por 440 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prisa chega a acordo com credores para pagar dívida em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião