Lisboa arranca no verde. BCP e EDP puxam pela bolsa

A praça bolsista nacional arrancou em alta ligeira, a acompanhar as pares europeias. O avanço das ações do BCP são as principais responsáveis pelo avanço do PSI-20.

A bolsa nacional arrancou em alta ligeira, a acompanhar o sentimento positivo das pares europeias. O avanço das ações do BCP são as principais responsáveis pelo avanço do PSI-20.

O índice de referência da praça acionista nacional arrancou a valorizar 0,26%, para os 5.633,31 pontos, com a maioria dos seus 18 títulos em terreno positivo.

Contudo, grande parte da responsabilidade pelo avanço do PSI-20 está a ser determinado pela valorização do BCP, mas também da EDP. As ações do banco liderado por Nuno Amado arrancaram a ganhar 0,51%, para os 29,39 cêntimos, enquanto as da elétrica comandada por António Mexia subiam 0,31%, para os 2,891 euros.

No mesmo sentido, seguia ainda a Galp Energia, mas com ganhos um pouco mais modestos. As ações da petrolífera somavam 0,19%, para os 16,15 euros, num arranque de sessão marcado por poucas oscilações da cotação do petróleo nos mercados internacionais.

Por sua vez, os títulos dos CTT somavam 0,57%, para os 3,51 euros, depois de a empresa ter informado na quarta-feira que a Gestmin adquiriu 382.675 ações nas sessões de 11 de 12 de janeiro, num investimento de 1,44 milhões de euros. Desde dezembro, a Gestmin já aumentou a sua participação nos CTT em 2%, após várias aquisições no mercado, sendo que neste momento detém 12.42% dos CTT.

Em queda destaque apenas para a EDP Renováveis e para a Sonae Capital. As ações da empresa liderada por Manso Neto recuavam 0,42%, para os 7,07 euros, travando maiores subidas do PSI-20. Já os títulos da Sonae Capital perdiam 0,31%, para os 96 cêntimos.

(Notícia atualizada às 8h21 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa arranca no verde. BCP e EDP puxam pela bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião