Bolsas e dólar em máximos depois de fim do ‘shutdown’ nos EUA

As bolsas europeias negoceiam nos valores mais elevados desde o verão de 2015. Os juros das dívidas soberanas dos países periféricos também estão a beneficiar do otimismo dos investidores.

As bolsas europeias estão a negociar em máximos esta terça-feira, numa altura em que os investidores festejam o fim do shutdown nos Estados Unidos. A moeda norte-americana também está a valorizar depois da promulgação do financiamento temporário do Governo federal norte-americano.

As principais praças europeias estão todas a negociar em alta, Lisboa incluída, que valoriza para máximos de agosto de 2015. A tendência é generalizada: a bolsa alemã está a subir perto de 0,9% e as praças londrina e espanhola avançam ambas mais de 0,3%. O Stoxx 600, por seu lado, está a subir mais de 0,3% e também negoceia no valor mais alto desde o verão de 2015.

À Reuters, um analista da AxiTrader refere que “com o atual sentimento nos mercados bolsistas”, o prolongamento dos ganhos “é um cenário realista para as próximas semanas”. A manter este ritmo, “teremos um dia muito positivo para os mercados europeus”, acrescenta José Novo, da Orey iTrade.

No mercado da dívida, os juros das dívidas soberanas dos países periféricos também estão a beneficiar desta tendência positiva. Os juros da dívida portuguesa a dez anos estão a recuar 5,7 pontos base, para os 1,645%. Os juros da dívida italiana a dez anos também cedem, em mais de dois pontos base, para 1,896%, assim como os juros da dívida espanhola, que negoceiam nos 1,370%.

O euro, por seu lado, está a ceder contra o dólar. A moeda norte-americana está a ser impulsionada pelo fim do ‘shutdown’ e o euro está assim a depreciar 0,12%, para 1,2247 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas e dólar em máximos depois de fim do ‘shutdown’ nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião