BCP interrompe ganhos e arrasta bolsa de Lisboa

Depois dos fortes ganhos registados na última sessão, o BCP está agora a corrigir e segue no vermelho. Lisboa acompanha e segue a tendência negativa do resto da Europa.

A bolsa de Lisboa registou na terça-feira a quinta sessão consecutiva de ganhos, à boleia do BCP, mas o ciclo está a ser interrompido esta manhã. O BCP corrige das fortes valorizações registadas nos últimos e Lisboa acompanha esta queda, seguindo a tendência negativa que também se verifica entre as suas pares europeias.

O PSI-20 abriu em queda ligeira, a desvalorizar 0,04%. Entretanto, já perde 0,2%, para os 5.780,43 pontos, com oito cotadas em queda, sete em alta e três inalteradas.

A penalizar a bolsa está o BCP, que inverte os ganhos registados nos últimos dias. O banco liderado por Nuno Amado disparou mais de 4% na terça-feira, para os 35 cêntimos, depois de o JPMorgan ter eleito o título do BCP como “top pick” no setor ibérico. Agora, o banco segue a cair 0,72%, para os 33 cêntimos, tendo já chegado a perder mais de 1% no arranque desta sessão.

Também a contribuir para as quedas do PSI-20 está o setor energético, com a EDP a recuar 0,03%, para os 2,88 euros por ação, e a EDP Renováveis a desvalorizar 0,56%, para os 7,065 euros por ação. A Galp também perde 0,12%, para os 16,37 euros, numa altura em que o petróleo desvaloriza nos mercados internacionais. O barril de Brent, que serve de referência para o mercado nacional, está a cair 0,24% e volta a negociar abaixo dos 70 dólares.

A impedir maiores quedas está a Sonae, que avança mais de 1%, para 1,22 euros, e a Sonae Capital, que ganha 0,38%, para 1,06 euros por ação.

No resto da Europa, o sentimento também é negativo. As principais praças abriram todas com quedas ligeiras, com destaque para a bolsa espanhola, que perde mais de 0,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP interrompe ganhos e arrasta bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião