PSI-20 perde o gás: energéticas afundam bolsa de Lisboa

  • Marta Santos Silva
  • 29 Janeiro 2018

A bolsa lisboeta perdeu mais de meio ponto percentual esta segunda-feira. À abertura no verde seguiu-se uma tendência de queda, empurrada principalmente pela NOS e pelas energéticas.

A bolsa de Lisboa caiu esta segunda-feira mais de meio ponto percentual, com a maior parte das cotadas no vermelho e pressão especialmente forte da NOS e das energéticas, que iniciaram a queda. O BCP também foi dos que mais perdeu.

O índice de referência PSI-20 caiu 0,66% para os 5.730,47 pontos, num dia em que todas as cotadas — excetuando a Pharol, a Sonae e a Corticeira Amorim — desvalorizaram. Das três empresas que escaparam à tendência de queda, a Pharol teve os maiores ganhos: 1,07% a mais, ficando nos 0,23 euros.

Lisboa foi particularmente penalizada por quedas na NOS de 1,45% (para os 5,42 euros) e no BCP de 0,87% (para os 0,32 euros). As energéticas também tiveram um desempenho mau: a EDP perdeu, tanto a casa mãe, que caiu 0,73% para os 2,86 euros, como a Renováveis, que fechou a perder 0,14% para os 7,09 euros. A queda não poupou a REN, que perdeu 0,31%, nem a Galp, que foi a que mais caiu dentro deste grupo: -1,76%, fixando-se nos 15,8 euros.

A vaga vermelha também marcou o dia nas principais praças europeias e do outro lado do Atlântico: a bolsa de Nova Iorque abriu a cair, corrigindo os ganhos históricos da semana passada, e as bolsas de Frankfurt a Madrid desvalorizaram esta segunda-feira. O índice europeu Stoxx 600 mostra uma queda de 0,25% para os 399,55 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 perde o gás: energéticas afundam bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião