BBVA atinge lucros de 3.519 milhões de euros em 2017
Os lucros do banco espanhol aumentaram 1,3% face ao ano anterior, atingindo os 3.519 milhões de euros em 2017. O mercado mexicano é o que mais pesa.
O espanhol BBVA terminou o ano de 2017 com uma subida de 1,3% nos lucros, fixando-se nos 3.519 milhões de euros. Esse montante já inclui a menos-valia de 1.123 milhões do saneamento da sua participação na multinacional espanhol Telefónica, que levou a uma redução de 70 milhões de euros nos lucros do 4º trimestre do ano. O México continua a ser o mercado mais rentável do banco.
O ano passado foi positivo para o banco espanhol, que viu um aumento superior a 1% nos seus resultados líquidos. Em outubro de 2017, a entidade já afirmava que os lucros registados até setembro eram praticamente iguais aos registados na totalidade do ano de 2016. Assim, e de acordo com a informação adiantada pela entidade à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, os lucros anuais foram ainda favorecidos pela compra de uma participação de 9,9% no Garanti Bank por 917 milhões de dólares (737,7 milhões de euros), de acordo com um relatório do banco turco. Essa aquisição beneficiou o BBVA em 150 milhões de euros.
“A força das receitas recorrentes e a melhoria da eficácia demonstram que estamos a adotar medidas importantes na nossa estratégia de transformação“, disse o presidente do BBVA, Francisco González, em comunicado.
Ainda assim, os resultados do banco espanhol devem-se, em parte, ao negócio em território mexicano, que acabou por ser o mais rentável. A subsidiária no México registou lucros de 2.162 milhões de euros, um aumento de 9,2% face ao ano anterior, acabando por ter um peso de 40,3% nos lucros totais. A Espanha é o segundo maior mercado, originando lucros de 1.381 milhões de euros, mais 52,7% do que no período homólogo, sem contar com as perdas de 501 milhões na área imobiliária. E a terceira maior fonte de lucro é a América do Sul, com um aumento de 11,6% nos lucros do banco.
Recorde-se que há uns dias, o BBVA anunciou que vai passar a sucursal em Portugal, isto depois do processo da integração da filial portuguesa no banco espanhol. Ainda assim, o mercado português “continua a ser muito importante” e essa fusão visa assegurar uma “maior sustentabilidade e solidez ao negócio” em Portugal, justificaram os responsáveis espanhóis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BBVA atinge lucros de 3.519 milhões de euros em 2017
{{ noCommentsLabel }}