Wall Street agrava perdas após tombo histórico do Dow Jones

Medo continua a dominar sentimento dos investidores norte-americanos, depois de o Dow Jones ter registado uma queda histórica na sessão de ontem. Europa continua abaixo da linha de água.

Wall Street continua dominado pelo nervosismo dos investidores, depois de uma segunda-feira negra para o Dow Jones. Este índice industrial registou um mini-crash esta segunda-feira, numa queda histórica. O medo continua a tomar conta das bolsas do outro lado do Atlântico.

No arranque da negociação em Nova Iorque, o Dow Jones perde 0,56% para 24.208,83 pontos e agrava as perdas que vem registando desde a passada sexta-feira. Nesse dia, o Governo americano anunciou dados positivos sobre a economia e que apontam para subidas das taxas de juro da parte da Reserva Federal (Fed) e que terá impacto negativo nos lucros das empresas. Ainda assim, os investidores continuam a tentar perceber se esta queda representa apenas uma correção após um longo rally que atirou a praça industrial para máximos históricos.

Também os outros principais índices americanos, o S&P 500 e o Nasdaq, continuam abaixo da linha de água. Abriram esta terça-feira a cair % e 0,53%, respetivamente.

“A única coisa que posso dizer em relação à confiança dos investidores é que a volatilidade regressou de repente ao mercado”, referiu Andre Bakhos, diretor da New Vines Capital, citado pela Reuters. “As quedas nos mercados são íngremes e viciosas e estão a alimentar o medo que cria comportamentos irracionais. O mercado está a ser guiado pelo medo com as taxas de juro e dos salários. Isso basicamente diz-nos que boas notícias são más notícias”, acrescentou.

As quedas nos mercados são íngremes e viciosas e estão a alimentar o medo que cria comportamentos irracionais. O mercado está a ser guiado pelo medo com as taxas de juro e dos salários. Isso basicamente diz-nos que boas notícias são más notícias.

Andre Bakhos

Diretor da New Vines Capital

Esta terça-feira nenhuma das principais bolsas mundiais escapa à pressão vendedora. Começou logo na sessão asiática e estendeu-se pela Europa e agora em Nova Iorque.

O PSI-20, o principal índice português, caiu 1,73% para 5.311,65 pontos, depois de ter perdido mais de 1,3 mil milhões de euros na sessão de ontem. Entretanto, o medo na Europa registou o maior salto desde os ataques de 11 de setembro em 2001, nos EUA. O índice Vstoxx, que acompanha a volatilidade das ações no Stoxx 50, está a disparar mais de 50%, refletindo a turbulência nos mercados.

No mercado cambial, o euro recua face ao dólar: a moeda única cede 0,27 para 1,2327 dólares. O franco suíço, tradicionalmente considerado um ativo de refúgio, valoriza 0,78% para 0,9386 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street agrava perdas após tombo histórico do Dow Jones

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião