Cyril Ramaphosa sucede a Zuma como presidente da África do Sul

Cyril Ramaphosa foi eleito o novo presidente da África do Sul, substituindo Jacob Zuma que se demitiu um dia antes, pressionado pelo próprio partido.

Cyril Ramaphosa foi esta quinta-feira eleito o novo Presidente da África do Sul, um dia depois de Jacob Zuma ter anunciado a demissão do cargo, “com efeitos imediatos”, acatando as ordens do partido.

Cyril Ramaphosa foi eleito Presidente da África do SulGovernmentZA/Flickr

Eleito o ano passado como líder do Congresso Nacional Africano (ANC), Ramaphosa foi o único nomeado para ocupar o cargo de presidente do país, acabando por ser eleito sem qualquer tipo de oposição, algo que não aconteceu com Jacob Zuma, contando com o apoio do partido que detém a maioria no Parlamento sul-africano.

O partido opositor — Aliança Democrática –, assegurou que vai cooperar com o novo presidente, com a condição de este agir em prol dos interesses do povo sul-africano, escreve o jornal brasileiro G1.Encontro-o em 2019, nas urnas“, disse Mmusi Maimane, líder do partido. Por sua vez, houve quem não tivesse aceite bem esta nomeação, como é o caso de alguns deputados do partido Combatentes pela Liberdade Económica que abandonaram o debate, exigindo a realização de novas eleições.

Jacob Zuma esteve nove anos a ocupar o cargo de Presidente da África do Sul, um mandado que envolveu várias acusações de corrupção. Recentemente, o deputado começou a ser pressionado, principalmente após Ramaphosa ter ocupado a liderança da ANC, onde derrotou a ex-mulher de Zuma. Sem saída, Jacob Zuma apresentou esta quarta-feira a sua demissão: “Decidi demitir-me do cargo de Presidente da República com efeitos imediatos, apesar de discordar da direção do meu partido”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cyril Ramaphosa sucede a Zuma como presidente da África do Sul

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião