Energia ilumina bolsa de Lisboa. Semapa brilha

A bolsa nacional arrancou a semana em alta. Os títulos do setor energético destacam-se pela positiva, puxando pelo índice numa sessão em que a estrela é a Semapa, após o crescimento dos lucros em 2017

Lisboa arrancou a semana em alta. A bolsa nacional acompanha o otimismo das restantes praças europeias, beneficiando do desempenho positivo dos títulos do setor energético. O destaque vai, contudo, para a Semapa. As ações da holding sobem 2%.

O índice de referência do mercado de capitais português soma 0,3% para 5.520,85 pontos, mantendo a tendência positiva das últimas sessões. Está a valorizar pela quarta sessão consecutiva, apresentando um ganho de mais de 2% em 2018.

A animar o índice estão as empresas do setor energético. A Galp Energia, prestes a apresentar as contas de 2017, destaca-se ao somar 0,24% para os 14,815 euros, isto num dia em que os preços do petróleo estão em alta. O Brent está a cotar acima dos 65 dólares por barril.

A EDP Renováveis segue estável, a cotar nos 7,185 euros, já a EDP chegou a valorizar, mas inverteu a tendência, atenuando o desempenho positivo da praça nacional. Cada ação da empresa liderada por António Mexia está a valer 2,803 euros. A REN ganha 0,48%.

O BCP, outro dos pesos pesados do PSI-20, ganha 0,03% para pouco mais de 30 cêntimos, enquanto os CTT avançam 0,3% para 3,408 euros.

O grande destaque pela positiva vai para a Semapa. A holding brilha com uma valorização de 2,11% para 18,38 euros, com os investidores animados pelos resultados apresentados no final da semana. Em vez de uma quebra, apresentou um crescimento dos lucros para 124,1 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia ilumina bolsa de Lisboa. Semapa brilha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião