Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 9 Março 2018

Espanha às voltas com as contas low-cost, o Brexit a enfrentar atrasos, os juros no Japão ou os investimentos no Brasil. Saiba as notícias que marcam a atualidade mundial esta sexta-feira.

Na Ásia, os juros do Japão mantêm-se firmes numa altura em que o país tenta criar um acordo comercial especial com a Tailândia que proteja os dois países de choques económicos globais. Na Europa, autoridades britânicas admitem em privado que o acordo do Brexit pode derrapar, e Espanha procura o preço certo para as contas low-cost. Entretanto, no Brasil, o negócio milionário da dona da Amil faz cabeçalhos. Conheça as notícias que marcam a atualidade mundial.

Financial Times

Banco do Japão mantém taxas de juro

Esta sexta-feira, o governador do banco central japonês, o BoJ, anunciou que as taxas de juro se vão manter inalteradas nos 0,1% negativos, esperando que a inflação continue a aumentar e possa chegar ao objetivo de 2% no próximo ano. “A maior parte dos analistas preveem que a inflação se mantenha bem abaixo do alvo de 2% tanto este ano como no próximo”, disse ao Financial Times o analista Marcel Thielant, da Capital Economics. Leia a notícia completa no Financial Times. (Conteúdo em inglês / Acesso pago)

Bloomberg

Acordo do Brexit provavelmente só estará fechado em 2019

As autoridades britânicas dizem, em privado, que o acordo do Brexit não estará pronto no prazo de outubro de 2018, apontando oficiosamente para janeiro de 2019 como o prazo real, escreve a Bloomberg. Enquanto Bruxelas quer que o prazo se mantenha firme em outubro para os parlamentos europeus terem tempo de aprovar o acordo, o ministro do Brexit, David Davis, já deu a entender publicamente que a data poderá derrapar. A saída, no entanto, acontece em março de 2019, com ou sem acordo fechado. Leia a notícia completa na Bloomberg. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Cinco Días

Espanha prevê cobrar 80 euros pelas contas low-cost

No final de novembro, Espanha legislou o direito universal do acesso ao sistema financeiro, ou seja, passou a ser obrigada a garantir a existência de contas low-cost de serviços mínimos, como já existem em Portugal. Atualmente, as autoridades bancárias espanholas pesam marcar o preço máximo de comissões a cobrar por essas contas em cerca de 80 euros por ano, a média das comissões bancárias de uma conta corrente normal na Europa dos 28.

Valor Económico

Dona da Amil investe 2,48 mil milhões de euros no Brasil

A americana UnitedHealth Group, a dona da Amil, vai investir mais 2,48 mil milhões de euros no Brasil. Deste montante global, 1,98 mil milhões destinam-se à aquisição da Ímpar, a rede de hospitais da família Bueno. O restante tem por objetivo criar uma rede de clínicas médicas populares em parceria com a Dasa, uma empresa exames médicos, propriedade da mesma família. Estas clínicas deverão funcionar e regime de ambulatório e estabelecer parcerias com vários hospitais. Recorde-se que em 2012, a UnitedHealth pagou precisamente 2,28 mil milhões e euros pelo controlo da Amil e desde então tem vindo a apostar fortemente em novas aquisições. Leia a notícia completa no Valor Económico. (Conteúdo em português / Acesso gratuito)

Reuters

Tailândia e Japão fazem trocas nas suas moedas para se protegerem do mercado internacional

Para tentar promover o uso das suas moedas nacionais, o Japão e a Tailândia assinaram um memorando para começarem a cooperar comercialmente com as suas moedas nacionais em investimentos e trocas comerciais entre os dois países. A ideia é evitar a exposição à volatilidade dos mercados globais. Leia a notícia completa na Reuters. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião