5 coisas que vão marcar o dia

Dia em cheio quanto a indicadores económicos: exportações e inflação em Portugal, desemprego na OCDE. A Nos continua a época de resultados no PSI-20 com subida do dividendo à vista

Exportações, inflação e desemprego. Dia em grande em termos de indicadores económicos, importantes para medir o pulso à economia. No plano mais política, há reunião do Eurogrupo presidido pelo português Mário Centeno. Outro ponto de interesse: continua a temporada de resultados no PSI-20 com a operadora de telecomunicações Nos a prestar contas com subida do dividendo à vista.

Nos presta contas. Mais dividendo à vista

A operadora de telecomunicações Nos terá visto o lucro disparar 35% para os 121,6 milhões de euros, face aos 90,4 milhões atingidos em 2016, segundo as estimativas dos analistas sondados pela Reuters. São boas notícias para a telecom liderada por Miguel Almeida que poderá anunciar um dividendo de 30 cêntimos por ação, mais 50% face à remuneração acionista distribuída um ano antes. As contas são divulgadas antes da abertura da bolsa.

Como arrancou o ano nas exportações?

É um dos principais motores da economia portuguesa: as exportações. O INE apresenta esta manhã dados relativos ao início do ano no setor exportador nacionais. Em 2017, as vendas de bens e serviços ao exterior atingiram os 55 mil milhões de euros, aumentando 10% face a 2016. Atingiu o maior peso no Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos 17 anos: 28,6%.

E os preços desaceleraram em fevereiro?

A autoridade de estatística apresenta ainda a evolução dos preços no mês de fevereiro. Na estimativa rápida, o INE adiantou que a taxa de inflação desacelerou para 0,6% no mês passado, nível que compara com os 1% registados em janeiro, o terceiro mês em que a subida dos preços desacelerou.

Inflação e Grécia à mesa do Eurogrupo

As atenções concentram-se em Bruxelas, onde a inflação vai estar na mesa de discussão do Eurogrupo. A situação económica da Grécia também será debatida, embora não se preveja que seja libertada uma nova tranche para ajudar o país. Começam ainda os preparativos para a próxima Cimeira de líderes europeus, a realizar-se no próximo dia 15 de março, centrada no Orçamento Europeu pós-2020 e respetivo financiamento.

Como compara o desemprego de Portugal com a OCDE?

Todos os meses, a OCDE faz a súmula dos níveis de desemprego em várias regiões do mundo. Volta hoje atualizar estes dados (relativos a janeiro), o que vai permitir comparar o desempenho de Portugal face às principais economias mundiais. Na última revisão a estes números, a OCDE dava conta de uma significativa redução da taxa de desemprego portuguesa. É para manter o ritmo?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião