Novo Banco terá financiado o Sporting em 18 milhões de euros

  • ECO
  • 20 Março 2018

Em 2015 terá entrado dinheiro fresco na SAD do Sporting: um empréstimo de 18 milhões de euros financiado pelo Novo Banco. Quando houver novo acionista para o clube, reembolso é feito com juros de 1%.

O Novo Banco terá emprestado à SAD do Sporting cerca de 18 milhões de euros, avançou esta terça-feira o Correio da Manhã (acesso pago). É um financiamento que terá ocorrido em 2015, enquanto o clube aguarda por um novo acionista. O reembolso deverá ser feito à instituição quando surgir um novo investidor, com um juro de 1%.

Segundo o jornal, o presidente dos “leões”, Bruno de Carvalho, já tinha admitido em 2016 que tinha entrado dinheiro fresco na empresa que gere o clube, mas a estrutura acionista não terá mudado desde então, nem qualquer operação de aumento de capital foi comunicada à CMVM.

Isso é explicado agora com o facto de o Novo Banco, de acordo com o jornal, ter emprestado os 18 milhões de euros ao Sporting que deveriam ter sido injetados por um novo acionista. Ora, este montante deverá ser reembolsado à instituição quando surgir esse acionista, a um juro de 1%. Caso o capital tivesse sido injetado pelo acionista, o investidor passaria a controlar mais de 21% da SAD do Sporting.

O financiamento da banca ao Sporting, de acordo com o Correio da Manhã, que cita “fontes próximas”, terá ocorrido em junho de 2015. De recordar que, nos últimos seis meses de 2017, o clube registou um resultado líquido positivo de 10,1 milhões de euros, valor que, ainda assim, representou uma queda de 78% face ao mesmo semestre do ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco terá financiado o Sporting em 18 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião