Galp compra 25% da Podo. Volta a entrar no mercado de eletricidade espanhol

  • ECO
  • 21 Março 2018

A petrolífera portuguesa volta, assim, entrar no mercado espanhol de eletricidade, depois de ter abandonado essa aposta em 2015.

A Galp comprou 25% da Podo, empresa espanhola de comercialização de eletricidade e gás natural, direcionada para os consumidores particulares e para as pequenas e médias empresas (PME). A petrolífera portuguesa volta, assim, entrar no mercado espanhol de eletricidade, depois de ter abandonado essa aposta em 2015.

A informação foi avançada, na terça-feira, pelo jornal espanhol El Independiente, que não revela o valor da operação. O investimento acontece depois de, em 2015, a Galp ter vendido à Endesa as suas atividades de comercialização de gás natural e eletricidade na região de Madrid, onde contava com 230 mil clientes domésticos. Na altura, a operação foi avaliada em 24,1 milhões de euros.

Segundo o El Indenpendiente, os atuais donos da Podo, Eugenio Galdón e Joaquín Coronado, vão manter o controlo de 75% da empresa, ficando também responsáveis pela gestão da Podo.

Já a Galp vai passar a ocupar um lugar no conselho de administração da Podo. O representante da petrolífera portuguesa será Miguel Gil, que substitui Juan Béjar, um dos fundadores da Podo e, até agora, membro da vice-presidência do grupo.

O jornal espanhol dá ainda conta de que o investimento surge no âmbito de uma parceria estratégica entre ambas as empresas, que fecharam um acordo de longo prazo que implica que a Podo compre gás natural à Galp para o vender aos seus clientes residenciais e a PME. A empresa espanhola tem como objetivo crescer neste segmento.

Notícia atualizada às 10h04 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp compra 25% da Podo. Volta a entrar no mercado de eletricidade espanhol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião