Ir de férias com descontos até 50%? Agradeça ao euro

Buenos Aires, Moscovo, Rio de Janeiro ou Nova Deli podem ser escolhas acertadas para viajar nesta Páscoa. São as capitais dos países cujas moedas mais desvalorizaram face ao euro no último ano.

Esta Páscoa pode ser uma boa oportunidade para colocar-se a muitas milhas de Portugal. Agradeça-o à força do euro. A moeda da Zona Euro tem conquistado terreno face a muitas moedas, tornando alguns destinos longínquos ainda mais atrativos sobretudo para quem valoriza a poupança. Os “descontos” podem chegar a 50%.

As contas foram feitas pela Ebury, empresa especializada em pagamentos internacionais e gestão de câmbios, que elaborou um ranking dos países cujas moedas mais valor perderam face ao euro nos últimos 12 meses. “A desvalorização de algumas moedas durante o último ano em relação ao euro constitui uma boa hipótese para quem esteja a ponderar passar férias fora da Zona Euro durante a Semana Santa”, afirma assim Duarte Líbano Monteiro, Diretor-Geral da Ebury para Portugal e Espanha.

"A desvalorização de algumas moedas durante o último ano em relação ao euro constitui uma boa hipótese para quem esteja a ponderar passar férias fora da Zona Euro durante a Semana Santa.”

Duarte Líbano Monteiro

Diretor-Geral da Ebury para Portugal e Espanha

Desses cálculos sobressaíram a Argentina, Rússia, Brasil, Índia e a Colômbia entre os países cujas moedas mais perderam valor face ao euro no último ano.

Não é só na hora de ir ao restaurante, visitar os monumentos ou comprar os “souvenirs” para trazer para Portugal que a força do euro é vantajosa. A flutuação do valor das moedas é um fator muito relevante para as agências de viagens, quando estas contratam e pagam serviços nos diferentes pontos do mundo. Ou seja, o próprio pacote de férias pode sair mais barato se optar por um destino cuja moeda mais tenha desvalorizado.

A força do euro contra dez moedas

Fonte: Ebury

De acordo com a Ebury, o peso argentino foi a moeda que mais valor perdeu ao longo do último ano quando comparado com a divisa comunitária. A moeda argentina desvalorizou 50% nesse período, movimento que tem levado mesmo o banco central da Argentina a intervir através da aquisição de dólares, no sentido de estancar a desvalorização do peso.

Para quem não pretenda atravessar o Atlântico também encontra na Rússia um destino financeiramente vantajoso. Se há um ano, conhecer de perto o país das Matrioskas mas também dos famosos ovos de Páscoa de Fabergé, era uma poção cara, este ano o cenário é bastante distinto. O rublo é a segunda moeda que mais desvalorizou no último ano: 29%.

O mesmo tipo de raciocínio aplica-se no caso do Brasil. Há um ano era um destino a evitar, mas nesta Páscoa o caso muda de figura. A moeda do país do samba foi a terceira que mais perdeu valor face ao euro ao longo do último ano. De acordo com o ranking da Ebury, nesse período o euro valorizou 21% face ao real.

Também do outro lado do Atlântico, a Colômbia poderá ser também um destino a considerar para quem está em busca de “descontos”. No último ano, a moeda única da Zona Euro conquistou 16% de valor face ao peso colombiano. A mesma valorização que foi registada face à rupia indiana, outro rumo que poderá fazer sentido privilegiar na quadra da Páscoa.

Para quem não pretenda rumar tão longe, encontra algumas oportunidades de poupança se rumar a Londres. “O Reino Unido representa uma das melhores alternativas nesta fase”, afirma Duarte Líbano Monteiro, salientando que “o Brexit tem constituído um verdadeiro balde de água fria para a libra, que surpreendentemente desvalorizou quase 4% face ao euro no decorrer do último ano”. No ranking da Ebury, o Reino Unido fecha o top 10 dos destinos financeiramente mais atrativos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ir de férias com descontos até 50%? Agradeça ao euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião