Instituto de Formação Bancária é a primeira entidade certificada para formar trabalhadores dos bancos

  • Juliana Nogueira Santos
  • 28 Março 2018

O Banco de Portugal certificou a primeira entidade formadora, que irá conferir a certificação profissional aos trabalhadores bancários.

O Instituto de Formação Bancária é a primeira entidade formadora certificada pelo Banco de Portugal, tendo-lhe sido verificada a habilitação para conferir certificação profissional aos trabalhadores das instituições de crédito.

A certificação foi anunciada esta quarta-feira pelo Banco de Portugal em comunicado, que vai ser prestada através da do órgão da Associação Portuguesa de Bancos. Segundo o mesmo documento, “a certificação profissional permite aos trabalhadores das instituição de crédito (…) demonstrar que possuem um nível adequado de conhecimentos e competências para desenvolver as respetivas atividades”.

Os trabalhadores das instituições e intermediários de crédito terão de concluir as formações necessárias para lhes ser conferida a aptidão profissional necessária, entre as quais “Comercialização de crédito hipotecário”, “Intermediação de crédito” ou “Comercialização de crédito aos consumidores”. Cada uma das formações em causa tem a duração mínima de 25 horas.

A certificação dos trabalhadores bancários é exigida pela nova Diretiva dos Mercados Financeiros (DMIF II), que entrou em vigor no início deste ano. Os sete principais bancos a operar em Portugal empregam, no total, 23.800 funcionários.

(Notícia corrigida com a informação de que é o Instituto de Formação Bancária e não a Associação Portuguesa de Bancos)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Instituto de Formação Bancária é a primeira entidade certificada para formar trabalhadores dos bancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião