Trimestre tumultuoso em Wall Street termina com ganhos

Foi um trimestre em que Wall Street registou crashes e crises de confiança com a guerra comercial e a polémica em torno do Facebook. Mas tudo terminou hoje com uma sessão em alta.

Um primeiro trimestre tumultuoso em Wall Street terminou esta quinta-feira com ganhos nos principais índices. A sessão de hoje voltou a ser amplamente dominada pelo setor tecnológico.

O S&P 500 e o Dow Jones até ganharam hoje 1,54% e 1,07%, respetivamente. Mas este bom desempenho não apaga aquilo que foram três meses de forte aversão ao risco, incluindo dois mini-crashes em fevereiro que abalaram a confiança dos investidores norte-americanos. O tecnológico Nasdaq também fechou o dia com ganhos de quase 2%, embora também tenha sido abalada nas últimas semanas com a polémica do uso indevido de dados pessoais dos utilizadores do Facebook.

“Os mercados estão a terminar um trimestre de adaptação a um novo regime de taxas de juro mais elevadas, de inflação mais alta e de incerteza política”, resumiu David Carter, analista da Lenox Wealth Advisors, citado pela Reuters. “Os fundamentais, contudo, como o crescimento económico e os preços dos ativos continuam sustentados”, acrescentou.

O ano de 2018 começou em alta até as primeiras sessões de fevereiro trazerem uma correção saudável dos mercados, com os investidores a justificarem as quebras históricas do Dow Jones com subidas de juros da parte da Reserva Federal norte-americana. Depois vieram os receios em torno de uma guerra comercial. Já nos últimos dias o alvo foi o setor tecnológico.

As ações do Facebook, Netflix, Alphabet (dona do Google) e Microsoft até se apresentaram em alta esta quinta-feira, com os ganhos a situarem-se entre 2% e 5%. A Amazon, que está na ponta de mira das críticas do Presidente norte-americano Donald Trump, subiu pouco mais de 0,8%.

“As tecnológicas recuperaram depois de várias sessões fracas. O setor mantém-se como um dos poucos que oferecem boas perspetivas de crescimento no curto prazo”, avançou Carter.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trimestre tumultuoso em Wall Street termina com ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião