Bahrein anuncia maior descoberta petrolífera do país

  • Lusa
  • 1 Abril 2018

Autoridades não apresentaram valores nem perspetivas sobre os milhões de barris que poderão ter sido descobertos, mas sinalizaram que a descoberta contribuirá para aumentar a competitividade do país.

O Comité Supremo dos Recursos Naturais e Segurança Económica do Bahrein anunciou este domingo a descoberta do “maior campo de petróleo da história do reino” do Golfo Pérsico, além de novas reservas de gás.

De acordo com a agência oficial de notícias do reino, BNA, citada pela espanhola Efe, a descoberta do novo de petróleo é a primeira desde 1932, quando se inaugurou o primeiro poço de petróleo, que iria influenciar decisivamente este país, um dos mais ricos do Golfo Pérsico.

A agência de notícias do Bahrein não apresenta valores nem as perspetivas sobre os milhões de barris que poderão ter sido descobertos, mas sinaliza que a descoberta “contribuirá para aumentar a competitividade do Bahrein e continuar com os projetos e iniciativas de desenvolvimento”, além de ajudar o Estado a cumprir com os seus “compromissos perante os países irmãos e os mercados financeiros mundiais”.

O rei do Bahrein, Hamad bin Isa al Jalik, ordenou à Autoridade do Petróleo e Gás que estude as quantidades que se podem extrair com este novo poço e um plano de desenvolvimento calendarizado, tendo em conta a natureza geológica do local e o custo de extração.

Atualmente, o barril de Brent está a cotar nos 69,34 dólares, em Londres. Já contrato WTI, negociado em Nova Iorque, transaciona nos 64,94 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bahrein anuncia maior descoberta petrolífera do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião