Guerra comercial assusta. Fed afunda Wall Street

  • Rita Atalaia
  • 6 Abril 2018

Os receios em torno da guerra comercial entre os EUA e a China pressionaram as bolsas norte-americanas. Wall Street fechou no vermelho, com as perdas a rondarem os 2%.

Os receios em torno da guerra comercial entre os EUA e a China levaram as principais praças norte-americanas a afundarem na última sessão desta semana. Wall Street encerrou no vermelho, com perdas superiores a 2%. Uma queda que se intensificou depois de o presidente da Reserva Federal dos EUA ter dito que o banco central deverá continuar a subir as taxas de juro para manter a inflação controlada.

Neste contexto, o Dow Jones caiu 2,34% para 23.932 pontos, enquanto o S&P 500 cedeu 2,19% para 2.604,47 pontos. O Nasdaq acompanhou a tendência de queda, com o índice tecnológico a afundar 2,28% para 6.915,11 pontos.

A Casa Branca anunciou, depois do fecho dos mercados na quinta-feira, que Trump perguntou à representação dos EUA para o comércio internacional se a imposição de mais 100 mil milhões de dólares em tarifas seria apropriada e, se assim for, que se identifiquem os produtos a serem taxados.

“Pode ser só uma tática de negociação, mas isto apenas resulta no nervosismo e extrema volatilidade a que temos assistido”, afirma Robert Pavlik, responsável pela estratégia de investimento e gestor de portefólios da SlateStone Wealth LLC, à Reuters.

Mas os receios em torno desta guerra comercial não foram os únicos responsáveis pela queda das bolsas. As principais praças norte-americanas agravaram as perdas depois de presidente da Reserva Federal dos EUA ter dito que o banco central deverá continuar a subir as taxas de juro para manter a inflação controlada.

“O mercado não estaria a reagir tão negativamente a tudo se não fosse a vulnerabilidade já existente”, Jim Paulsen, responsável pela estratégia de investimento do The Leuthold Group.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guerra comercial assusta. Fed afunda Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião